10 MAI 2019
Univesp abre na terça (14) inscrições para vestibular com 40 vagas em Olímpia

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abre na terça-feira, 14 de maio, a partir das 15 horas, as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2019. O polo de Olímpia ofertará 40 vagas para as Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia, na modalidade à distância.

A novidade do processo seletivo é reformulação da proposta educacional. Os ingressantes nas Licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico e, a partir, do segundo ano poderá optar pela habilitação em Letras, Matemática e Pedagogia. Segundo a Univesp, esta é uma forma de promover integração multidisciplinar e de proporcionar que os alunos escolham a habilitação que melhor se identificarem, após o início da formação.

Para concorrer basta ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 49,00. Nos três primeiros dias do período de inscrições, todas as pessoas inseridas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa.

Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, de acordo com a Lei Estadual nº 12.782, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no terceiro semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; ou que recebam remuneração mensal inferior a 2 (dois) salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular, sendo que no momento da inscrição o candidato precisa optar por “redução de taxa” ou “isenção”.

As inscrições serão realizadas até às 15 horas do dia 21 de junho, exclusivamente pelo site https://vestibular.univesp.br.  As provas ocorrerão no dia 14 de julho, com local e horário a serem divulgados pela Univesp a partir do dia 10 de julho também no site.

A Estância Turística de Olímpia conquistou o polo no fim de 2017, por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, após ofício enviado pelo prefeito Fernando Cunha ao então vice-governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França. A ação teve ainda apoio do vereador Fernandinho Silva. No município, já são oferecidos os cursos de Pedagogia, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção e Tecnólogo em Gestão Pública. As aulas são ministradas por professores da USP, Unesp e Unicamp e Fatec.

O início do período letivo está previsto para o dia 12 de agosto de 2019, no polo físico localizado na Escola Estadual Maria Ubaldina de Barros Furquim, de segunda a sexta-feira, no período noturno, para que os alunos possam estudar, fazer pesquisas e exercícios, caso não tenham condições de fazer em casa.

“Esta é uma grande oportunidade que conquistamos em nossa gestão para os nossos jovens e adultos interessados em cursar uma universidade de alto nível e de forma gratuita. Nosso objetivo é oferecer todo o apoio necessário em busca de proporcionar qualificação e desenvolvimento profissional para nossa população”, ressalta o prefeito Fernando Cunha.

Todas as informações a respeito dos cursos, do vestibular, pedido de redução da taxa de inscrição, entre outras, estão disponíveis no link: https://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibularunivesp/documentos/2SEM-19/Portaria-UNIVESP-PR-75-19.pdf.