Olímpia/SP, 24 de setembro de 2019

14/05/2019 às 15:42:00
Campanha intensifica orientação para descarte correto de pneus

Com o objetivo de incentivar o descarte correto de pneus, a Estância Turística de Olímpia é uma das cidades que participa da Semana Estadual de Mobilização para Recolhimento de Pneus Usados.

A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Saúde, em parceria com o município e a Daemo Ambiental.

Com o lema “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, a campanha visa contribuir com o meio ambiente e intensificar as ações de saúde no combate aos criadouros do Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, tendo em vista que os pneus são um dos principais recipientes que podem acumular água e servir de criadouros do mosquito.

No município, pneus em desuso devem ser descartados no Ecoponto, que funciona todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 06h às 18h. O equipamento fica na Rua Elzon Furlan, 151 – Distrito Industrial (antiga Estrada Boiadeira). A campanha segue até o dia 17 de maio.

Para divulgar a importância da ação, a Daemo também está distribuindo panfletos de orientação para toda a rede municipal, com o intuito de tornar os alunos multiplicadores da informação e ampliar a coleta dos materiais.

DESCARTE REGULAR

Além da ação pontual, a Daemo Ambiental opera regularmente no recolhimento de pneus em borracharias. Desde 2003, o município possui um convênio com a ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos e com a Associação Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis no Brasil, para desenvolver ações conjuntas e integradas, visando proteger o meio ambiente através da destinação ambientalmente adequada dos pneus.

Para tanto, a DAEMO Ambiental possui contrato com uma empresa que realiza a coleta de pneus inservíveis nas borracharias do perímetro urbano do município e encaminha para a empresa recicladora no município de Tabapuã, a INTERAG.