15 MAI 2019
Saúde Bucal já registra mais de 6.500 atendimentos odontológicos neste ano

Um balanço realizado pelo setor de Saúde Bucal, da secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia, demonstra que o departamento já realizou, somente este ano, 6.515 atendimentos odontológicos tanto nas Unidades Básicas de Saúde, como no Centro de Referência do Idoso (CRI) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os dados apontam ainda que, no mesmo período, foram realizados 22.041 procedimentos, envolvendo endodontia (conhecido como tratamento de canal), cirurgias buco-maxilo-facial, periodontia (trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes), próteses e procedimentos em pacientes com necessidades especiais. Ao todo, 5.794 tratamentos ocorreram no CEO e outros 16.247 foram feitos pelas equipes das Unidades de Saúde, incluindo o CRI.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, o grande número de procedimentos demonstra que o setor tem trabalhado na conscientização da população sobre a importância da saúde bucal e investido em melhorias, como aquisição de novas cadeiras, autoclaves e ultrassom odontológico.

“Temos trabalhado para atender o maior número de pessoas e, acima de tudo, orientá-las sobre os riscos de não cuidar da saúde bucal. Tanto nas unidades quanto no CEO o paciente recebe todas as orientações e atendimentos necessários. Além disso, nas escolas e creches do município é feito um trabalho de prevenção, no qual os dentistas fazem orientação de escovação, aplicação de flúor e palestras educacionais com temas relacionados à saúde bucal.”, explica Marcos.

A Saúde destaca que nas unidades dos bairros São José (Dr. Francisco Figueiredo Filho), Campo Belo (Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso), COHAB IV (Valter Stuk) e nos distritos de Ribeiro dos Santos (Dr. Custódio Ribeiro de Carvalho) e Baguaçu (Dr. Gilberto Vicente Mora) existe o programa de Estratégia de Saúde da Família, no qual os dentistas atendem a população cadastrada nas respectivas áreas cobertas pelo programa e também realizam atendimento de urgência e emergência.

Além disso, as unidades que participam do programa Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você” estão realizando atendimento odontológico noturno uma vez ao mês para os moradores que não podem ser atendidos no período diurno.

Vale ressaltar que o CEO oferece tratamento especializado, sendo que o paciente é atendido pelo local somente com encaminhado da UBS, feito em caso de necessidade. Para mais informações, o morador deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.