28 MAI 2019
PRODEM
Prodem implanta ‘lombofaixa’ de teste para melhorar segurança de pedestres

Com o objetivo de oferecer ainda mais segurança, principalmente aos pedestres, em vias públicas da Estância Turística de Olímpia, a Prodem – Progresso e Desenvolvimento Municipal implantou, no início desta semana, a primeira faixa elevada de teste no município.

Também conhecidas como ‘lombofaixas’, o equipamento tem a principal finalidade de melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres, facilitando ainda a travessia de deficientes físicos e visuais, uma vez que amplia a sinalização e a visibilidade e gera a redução da velocidade de veículos.

A implantação foi realizada na Rua do Salgueiro - Cohab II, entre a EMEB Professora Therezinha Lopes de Melo Vicente e a praça do bairro. A instalação foi feita com recursos, material e mão de obra próprios da Prodem.

Para a execução do serviço, foram utilizados 7 metros cúbicos de CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente; 4 placas indicativas; 4 postes e tinta para sinalização do solo.

Vale ressaltar que a faixa elevada segue as normas estabelecidas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito e que está em estudo a instalação em outros pontos da cidade, principalmente, em áreas de grande fluxo próximo a Unidades de Saúde e escolas.

A medida atende uma orientação do prefeito Fernando Cunha e ainda a uma indicação do vereador Hélio Lisse Junior, que acompanhou as obras de implantação.