29 MAI 2019
SAÚDE
Prefeito se reúne com funcionários da UPA para discutir novas ações e balanço de atividades

Na manhã desta quarta-feira, 29, o prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, participou de um encontro com os funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A reunião teve como intuito destacar o trabalho que vem sendo desempenhado na unidade, agradecer os servidores pelo empenho e também explicar o que será feito para melhorar o fluxo do local. Juntamente com o prefeito, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Marcos Pagliuco, o diretor clínico da unidade, Dr. Gustavo Marcatto, e a diretora técnica, Maria Lúcia Tonelli Bertolino Peppe.

O encontro iniciou com o secretário falando da importância do trabalho dos funcionários e como o empenho de cada um foi fundamental para enfrentar a crise gerada pela dengue. “Nos últimos meses, os atendimentos na unidade foram de 4 mil para 8 mil por mês, principalmente em razão do alto números de casos de dengue e isto fez com que muitos profissionais trabalhassem no limite, sendo exigidos ao máximo. E graças ao empenho deles temos conseguido superar as adversidades”, apontou Marcos.

No uso da palavra, o prefeito Fernando Cunha, lembrou que ainda neste ano a Santa Casa vai receber um Centro de Urgências e Emergências para colaborar com os atendimentos da UPA e também destacou as contratações de quase vinte novos profissionais e a remodelação da unidade com reformas e compra de novos equipamentos. O chefe do Poder executivo também enalteceu o trabalho de quem atende no local.

“Trabalhar na Saúde é compreender as necessidades e dificuldades de cada paciente. Por isto, vamos continuar oferecendo boas condições de trabalho para um tratamento mais humanizado e com profissionais qualificados para desempenhar as funções. Nós temos trabalhado diariamente para melhorar a saúde, em especial na UPA que é o coração da saúde de Olímpia. Sabemos que o caminho é árduo e é necessária a colaboração de todos. Nossa prioridade é um trabalho de excelência com mais atendimentos e maior comodidade ao paciente e para isto contamos com o apoio de cada servidor”, afirmou o prefeito.

Por fim, o diretor clínico Gustavo Marcatto, destacou as mudanças que a UPA vem recebendo, tanto estrutural quanto profissional. “É preciso apontar que a unidade recebeu uma reforma que estabeleceu um novo ambiente, com mais conforto aos pacientes, também foram adquiridos novos equipamentos para suprir as necessidades. Mas o fundamental é a postura de cada servidor da unidade que vem superando as adversidades e realizando um trabalho louvável em meio ao grande aumento de pacientes em um período curto”, finalizou o diretor.

Desde o mês de março, a Unidade de Pronto Atendimento tem enfrentado um grande crescimento na demanda de atendimento principalmente, de pacientes com sintomas da dengue. A UPA realizou mais de 27.500 procedimentos, somente nos primeiros quatro meses do ano, entre consultas médicas, exames e transferências para a Santa Casa e hospitais da região.

Assim, para otimizar os atendimentos e oferecer melhores serviços à população, a Prefeitura segue implantado medidas e investindo em estrutura e novos profissionais. Entre as ações, estão a implantação de uma sala de hidratação do município, que visa garantir a assistência qualificada e tratamento mais ágil aos pacientes diagnosticados com dengue, além da contratação de mais técnicos de enfermagem, médicos, biomédicos e farmacêuticos para suprir a demanda crescente de atendimento, agilizar a realização e o resultado de exames e oferecer tratamento com mais rapidez.

A Saúde segue também, desde o início do ano, realizando ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Todos os dias, os Agentes de Controle de Vetores percorrem as residências fazendo buscas ativas de criadouros e orientando a população. O último balanço apontava quase 20 mil nebulizações e mais de 30 mil visitas a imóveis no combate à dengue.