30 MAI 2019
Moradores podem marcar consultas médicas por aplicativo

Já imaginou agendar a sua consulta médica em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sem sair de casa e pela tela do seu celular? Foi pensando na praticidade e comodidade para os moradores do município que a Prefeitura de Olímpia disponibilizou o aplicativo "CCC Olímpia" para facilitar o acesso aos serviços públicos.

Dentre os serviços que o aplicativo fornece, está o agendamento de consultas em Unidades Básicas de Saúde para três especialidades, sendo elas Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista.

De acordo com um levantamento promovido pela secretaria de Saúde, já foram realizados 196 agendamentos para consultas médicas, pelo aplicativo, até o dia 29 de maio. Os dados também apontam que a especialidade mais procurada é a de clínico geral, totalizando 115 consultas marcadas, seguido de ginecologista, com 52 e pediatra com 29. A Saúde destaca que para o morador fazer uso do agendamento pelo aplicativo é preciso ter o Cartão Cidadão.

Ao solicitar o agendamento pelo aplicativo, o paciente indica o endereço de sua casa para que a consulta seja agendada na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Outro benefício é o fato do morador sanar dúvidas sobre os agendamentos de forma interativa via aplicativo. Salienta-se que o serviço também oferece a possibilidade do cidadão desmarcar a consulta, liberando o horário para outros pacientes.

De acordo com a Saúde, o tempo entre a solicitação e a data de agendamento da consulta varia entre um a sete dias, dependendo da agenda do médico. Para o download do serviço, basta acessar a loja de aplicativos do seu aparelho de celular ou os endereços eletrônicos: bit.ly/IphoneCCCOlímpia (Iphone) ou bit.ly/AndroidCCCOlímpia (Android).

Para o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, o CCC Olímpia é um serviço integrado que informatiza a saúde do município e facilita a vida do cidadão. “A consulta médica está a um clique do paciente que não precisa mais procurar uma UBS para estas especialidades. Tem toda a facilidade de agendar a consulta na palma de sua mão, basta ter o Cartão Cidadão e o aplicativo CCC Olímpia. O serviço traz benefícios exclusivos para a população aumentando a eficiência nos agendamentos”, salienta Marcos.

COMO OBTER O CARTÃO

O morador que ainda não possui o Cartão Cidadão pode fazer o cadastro em quatro pontos diferentes: Casa da Cultura (Rua São João, 942 – Centro), UBS Clodoaldo Martins Sarti (Av. Constitucionalista de 32, 525, Santa Ifigênia), UBS Waldomiro Paiva Luz (Praça Mário Andreaza, s/nº – Cohab I e II) e UBS Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso (Rua Theodomiro Joaquim Bittencourt, 445 – Jardim Paulista).

Para o cadastro, é preciso apresentar os documentos originais CPF, RG, Cartão SUS, comprovante de endereço (água, luz, IPTU ou telefone fixo), Certidão de Nascimento (para menores) ou Casamento. No ato, será aplicado um questionário simples para coleta de algumas informações e também será tirada uma foto digital do morador. É importante que todos os cidadãos realizem o cadastro, desde os recém-nascidos, e que também atualizem informações se houver alguma mudança.

Em caso de dúvidas, o morador pode acessar o site oficial www.cartaocidadaoolimpia.com.br ou procurar um dos pontos de cadastro.