28 MAI 2019
Professores da rede recebem curso sobre Alfabetização na Idade Certa

Os professores do Ciclo II – 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia estão participando de um curso baseado no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Com carga horária de 180 horas, as aulas presenciais estão sendo realizadas às terças-feiras, das 19h às 22h, no auditório da secretaria de Educação. O curso foi formatado em módulos, que estão sendo ministrados por Coordenadores e Supervisores da secretaria.

O curso trata-se de uma adaptação do conteúdo já abordado com professores do Ciclo I (1º, 2º e 3º anos), em formações passadas, uma vez que o PNAIC é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a  “Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

Assim, no decorrer no ano, os professores receberão orientações, além de formação em serviço e tarefas a serem realizadas em horário livre.

O 1º módulo “A oralidade, a leitura e a escrita no ciclo de alfabetização” teve início no dia 26 de março e encerramento no dia 07 de maio, tendo sido ministrado pela Coordenadora Fabiana Martins Alencar.

Em seguida, no dia 14 de maio, foi iniciado o 2º módulo “Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento no Ciclo de Alfabetização”, que está em andamento, sob a responsabilidade da Coordenadora Fábia Perpétua Regonha, com previsão de término no dia 25 de junho.

O curso terá uma pausa em decorrência das férias e recesso de professores, assim como das atividades desenvolvidas durante o Festival do Folclore.

Já no segundo semestre letivo, o curso retorna no dia 13 de agosto com o 3º módulo, cujo tema “Currículo e Interdisciplinaridade: a Construção do Conhecimento de Forma Integrada” será ministrado pela Supervisora de Ensino, Maria Aparecida Pagliarini, até o dia 24 de setembro.

Por fim, o 4º e último módulo será ministrado pela Coordenadora Taíse Renata da Cruz com início no dia 1º de outubro, estendendo-se até o dia 19 de novembro e trará o tema “Interdisciplinaridade no Ciclo da Alfabetização”.

Este curso é uma iniciativa da Supervisora de Ensino, Luciana Ferreira De Julle, que coordena o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, desde 2013, no município, agora sob o acompanhamento da secretária de Educação, Maristela Meniti.