06 JUN 2019
Olímpia supera região e bate meta nacional de Vacinação contra a Gripe

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe de 2019, que começou em 10 de abril, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, tem realizado um árduo trabalho para imunizar os moradores inseridos nos grupos de risco. Dados divulgados, na manhã desta quinta-feira (06), pela Vigilância Epidemiológica, demonstram que o município superou a meta nacional estipulada ao vacinar 90,63%, imunizando 15.616 pessoas.

O balanço, disponibilizado no portal DATASUS do Ministério da Saúde, aponta que o município superou os 90% de doses aplicadas em quatro grupos prioritários, sendo eles: Puérperas com 110 doses (139,24%), Idosos com 7.107 (95,17%) imunizados; Professores com 905 (96,28%) e Trabalhadores da Saúde com 1.023 doses aplicadas (94,72%).

Os números demonstram ainda que a meta de imunização de pacientes com comorbidades está próxima de ser atingida, sendo que 3.299 pessoas já receberam a dose, representando 89,26%. Já os grupos com menores adesões são as Crianças, com 2.635 imunizações, ou seja, 75,54% e Gestantes, que registrou 385 pessoas, ou seja, 80,21%. Também foram imunizados 8 pessoas do Sistema Prisional e 144 Policiais Militares e Bombeiros.

Os bons índices fazem o município superar também cidades da região, sendo uma das primeiras a atingir a meta do Ministério da Saúde. Segundo o levantamento do DATASUS, Olímpia registra números superiores aos de municípios como Barretos (76,79%), Bebedouro (89,77%), Cajobi (86,27%), Severínia (87,66%), São José do Rio Preto (86,74%), Mirassol (70,25%), Catanduva (74,44%), Votuporanga (76,47%) e Jales (81,58%).

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, o trabalho do município visa prevenir o maior número de moradores, principalmente, pelo fato de que os grupos de risco são mais suscetíveis a contrair a gripe. “Desde que a campanha foi iniciada, em abril, todos os dias temos orientado população sobre a importância de se imunizar e que a vacina é o melhor meio para evitar a doença. Além da vacina estar disponível em todas as unidades de saúde, estendemos o horário de algumas salas de vacinação, realizamos busca ativa em creches e escolas e também percorremos as residências para vacinar moradores acamados ou com mobilidade reduzida, que impossibilitavam a ida até às unidades. Superamos a meta nacional e estamos à frente de muitas cidades da região e isso é resultado de uma equipe empenhada. Alguns grupos estão prestes a atingir a meta também e continuaremos trabalhando para imunizar o máximo de pessoas”, salienta Marcos.

Vale ressaltar que os dados oficiais do Ministério da Saúde contemplam apenas os moradores inseridos nos grupos de risco, não contabilizando as doses aplicadas na população em geral depois que a Campanha foi prorrogada e estendida a todos os cidadãos. Os interessados em receber a dose devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima com a caderneta de vacinação em mãos.