14 JUN 2019
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal participam de projeto da Polícia Militar sobre riscos das drogas

Em busca de intensificar a conscientização de crianças e adolescentes sobre os riscos das drogas, a Polícia Militar da Estância Turística de Olímpia está promovendo um trabalho de orientação nas escolas.

A ação, que tem apoio da secretaria de Educação, faz parte da campanha “A Verdade sobre as Drogas”, lançada pela organização americana, Fundação por um Mundo sem Drogas (Foundation for a Drug- Free World) e complementa ainda o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Nas escolas municipais, o trabalho será voltado, principalmente, aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do município e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu. Neste primeiro momento, estão sendo atendidas as unidades escolares Jd. Hélio Cesarini, Profº Maurício César Alves Pereira, Profº Reinaldo Zanin, Joaquim Miguel dos Santos, Professor José Sant’anna (Ribeiro dos Santos) e Washington Junqueira Franco (Baguaçu), com formatura prevista para setembro, e, na sequência, será iniciada a próxima fase com mais quatro escolas.

As orientações são passadas pelo Cabo da PM Beltramello, associado da Fundação Americana e coordenador da campanha no município, sob a orientação do comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Olímpia, Capitão Alessandro Righetti.

Para a realização da campanha, foram disponibilizados 32 kits, sendo um para cada unidade escolar da rede municipal, incluindo as entidades da organização civil que recebem apoio educacional. O material é composto por livretos com informações sobre os riscos de se usar substâncias químicas, além de um Manual do Professor, cartazes educativos, material com pesquisas atualizadas sobre as drogas, direcionado para crianças e adolescentes, e um DVD com documentário de conscientização e depoimentos de usuários.

Nesta semana, as atividades foram realizadas na EMEB Joaquim Miguel dos Santos, no bairro São José, onde foi ministrada uma palestra na manhã desta sexta-feira (14), para os alunos.

Segundo o Cabo Beltramello, a iniciativa tem o objetivo de ser mais uma tentativa de evitar que crianças e adolescentes entrem no mundo das drogas. “Trata-se de um material de apoio que os professores poderão trabalhar nas disciplinas e, nós, da Polícia Militar estamos orientando os profissionais e efetuando palestras para sensibilizar os alunos e transformá-los em multiplicadores. Estamos implantando o projeto agora em Olímpia e região com o propósito de tentar contribuir com a melhora da sociedade e da cidadania”, declarou o coordenador.

Além das escolas municipais, a PM irá distribuir o material nas escolas estaduais e também nas particulares.