04 JUL 2019
Olímpia é sede do encontro estadual do Criança Feliz

A Estância Turística de Olímpia foi sede, no último mês, da capacitação do programa Criança Feliz. O encontro foi ministrado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social.

Durante cinco dias, os participantes discutiram o tema Método CDC - Cuidado para Desenvolvimento da Criança e realizaram as aulas práticas na EMEB Narizinho e APAE, além do trabalho com as gestantes no Centro de Referência de Assistência Social II e com as famílias acompanhadas pelo programa no Centro de Referência de Assistência Social I.

O programa Criança Feliz é uma metodologia pautada na orientação e no apoio aos esforços das famílias que se refere à vinculação e cuidados para o desenvolvimento integral da criança. A metodologia valoriza a participação, o saber das famílias e estimula as interações da família e do cuidador como atividades desenvolvidas no espaço do domicílio, sob a orientação e a facilitação de profissionais capacitados, que compõem a equipe do programa.

O Criança Feliz tem como público prioritário gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família; crianças de até seis anos e suas famílias beneficiárias do BPC .

O objetivo do Programa Criança Feliz é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais; colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade; mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem e integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Em Olímpia, o programa foi implantado em 2017 e atende aproximadamente 160 famílias, com visitas domiciliares, contribuindo no fortalecimento da família e no acompanhamento do desenvolvimento da criança e das gestantes no pré-natal.