18 JUL 2019
Santa Casa entrega reforma e modernização de ala com 16 leitos hospitalares

Concluindo mais uma etapa de investimentos para melhorais estruturais na Santa Casa de Misericórdia de Olímpia, foi inaugurada, nesta quinta-feira, dia 18 de julho, a reforma e modernização da ala de leitos hospitalares “Philippe Duval”.

O espaço, localizado no 2º pavimento do hospital, foi contemplado com reestruturação de 8 apartamentos com capacidade para 16 pacientes mais seus acompanhantes. No local, toda a infraestrutura passou por obras e adequações de acessibilidade. Além disso, os quartos receberam novo mobiliário como camas, cadeira para acompanhantes, televisores, aparelhos de ar condicionado, frigobares, entre outros equipamentos.

Para finalizar a obra, a Santa Casa recebeu uma doação de R$ 150 mil da Tereos Açúcar & Energia Brasil. O repasse, que foi intermediado pelo prefeito Fernando Cunha, fez parte de um projeto de doação a oito instituições de saúde das cidades localizadas na região onde a Tereos atua. Em agradecimento à destinação, a ala foi batizada com o nome de Philippe Duval, ex-diretor-presidente da Tereos e responsável pela entrada do Grupo no Brasil.

“Como todos sabem, a Santa Casa atende toda a comarca, uma estimativa de cerca de 100 mil pessoas, além dos turistas que frequentam a cidade, porque este é o único hospital da região. São cerca de 500 internações mensais, sendo 75% pelo SUS, o que gera dificuldades para atender a todas as necessidades da população. Por isso, precisamos de parceiras públicas e privadas, como esta. Agradeço ao Grupo Tereos que, com a intervenção do prefeito Fernando Cunha, nos fez essa doação e conseguimos readequar novos apartamentos com todas as condições de instalação que o paciente merece”, citou Luiz Alberto Zaccarelli, provedor da Santa Casa.

Além do provedor, a cerimônia contou com a presença do presidente global da Tereos, Alexis Duval, filho do homenageado; do prefeito Fernando Cunha; do diretor da região Brasil da Tereos, Jacyr Costa Filho; o deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani; o deputado estadual Itamar Borges; o vice-prefeito e diretor técnico da Santa Casa, Dr. Fábio Martinez; o diretor clínico da Santa Casa, Dr. José Carlos Ferraz; a diretora global de Desenvolvimento e Investimentos Estratégicos da Tereos, Patrízia Campos; o presidente do Hospital de Amor de Barretos, Henrique Prata; os vereadores Antônio Delomodarme – Niquinha (Presidente), Marcão Coca, Fernandinho Silva, João Magalhães, Luiz Salata, Flávio Olmos, Gustavo Pimenta e Luiz do Ovo; o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, e outros secretários municipais; prefeitos e lideranças políticas da região, além de membros da diretoria da Tereos, servidores municipais, funcionários do hospital e imprensa local e regional.

No uso da palavra o prefeito Fernando Cunha destacou a importância da atuação conjunta, da parceria público-privada e o papel social da Tereos no município. “Temos aqui importantes parceiros de nossa cidade como o Geninho, que tem mostrado apoio e nos auxiliado em nossas demandas; o Jacyr, que tem uma história com Olímpia e uma visão de futuro longo; e o Alexis, que temos a honra de receber, pela grande história que construiu junto a seu pai. A Tereos se tornou um império sólido e vocês sempre terão o respeito da nossa cidade e região. A Santa Casa faz parte da política municipal de saúde e é fundamental a participação social das empresas. A entrega desta ala é mais uma ação concretizada que irá melhorar o serviço de saúde, que também conta com o apoio incondicional da Câmara de Vereadores. Em breve, será concluída a reforma do centro cirúrgico que também contou com o apoio da Tereos”, ressaltou o prefeito.

Para o vice-prefeito Dr. Fábio, que também atua no hospital, a reforma dos leitos particulares irá proporcionar novos investimentos para aplicação no atendimento do SUS. “Temos um hospital público e privado no mesmo local. E aí que vem a importância do investimento na parte particular também, porque o recurso SUS é insuficiente e precisa de contribuição do município. Então, hoje, comemoramos esta inauguração porque vai melhorar o padrão de leitos do hospital, assim, como novos projetos que estão vindo para expansão e melhorias”, declarou Dr. Fábio.

O diretor-presidente do Grupo Tereos, Alexis Duval, representou o homenageado durante a inauguração. “Fiquei muito sensibilizado com esta homenagem ao meu pai, o grande responsável pela iniciativa de investirmos aqui no Brasil. A aquisição da Guarani em 2002 deu início ao vínculo do Grupo com Olímpia, onde está a sede das nossas atividades de açúcar no Brasil”, comentou o executivo. “A proximidade com as comunidades onde atuamos é parte dos nossos valores. É gratificante saber que estamos contribuindo com a melhoria da saúde das cidades da região.”

Ainda na cerimônia, Alexis Duval, recebeu o decreto de Visitante Ilustre do município das mãos do prefeito Fernando Cunha, como símbolo de respeito e agradecimento pelo trabalho da Tereos, segunda maior empresa produtora de açúcar do país, que emprega cerca de 9 mil pessoas. Na sequência, as autoridades foram convidadas a descerrar a placa inaugural, onde foi dada uma benção pelo Padre Ivanaldo Mendonça, e depois conheceram as novas instalações da ala hospitalar.