30 JUL 2019
Mais de 400 crianças e convidados compõem o espetáculo de abertura do 55º Fefol

Considerado um dos momentos mais esperados e emocionantes do Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, o Espetáculo de Abertura promete encantar o público mais uma vez. Este ano, a apresentação traz o tema “A Orquídea Encantada no Vale das Lendas”, em alusão ao Jubileu de Orquídea, que comemora os 55 anos de festa.

Ao todo, mais de 400 pessoas estarão envolvidas, sendo grande parte crianças da rede municipal de ensino, além de convidados como os alunos da Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino e da Etec de Olímpia “Professor José Carlos Seno Junior” e o Grupo Arte na Alma.

Os dançarinos estão há meses se preparando para o espetáculo e, esta semana, realizam os ensaios finais na arena do Recinto do Folclore, onde a encenação será apresentada neste sábado, dia 03 de agosto, a partir das 20 horas.

Ao som da música-tema desta edição, “Folcloresce Coração”, a apresentação busca relacionar a beleza do desabrochar da orquídea com o folclore. Assim, o espetáculo contará a saga da “Bela Orquídea Encantada”, uma personagem mítica, que, por encanto, foi embrenhar-se no Vale das Lendas. Em meio à narrativa, feita em prosa, verso e canto, por um matuto contador de causo, vários elementos da Cultura Popular vão se desenhando, compondo uma lúdica paisagem e mostrando a grandeza e importância da diversidade cultural brasileira.

O show de abertura tem direção geral da secretária de Educação, Maristela Meniti, roteiro e tema musical do professor Edward Marques da Silva (Wadão); coreografia e montagem do professor Tiago Pessoa Lourenço; figurinos e adereços das professoras Carmem Sílvia Madureira e Taíse Cruz, narração e cantoria de Pedro Henrique, cessão de fotos de Antônio Scarpinetti e Toninho Cury, além do total apoio da equipe da secretaria de Educação, que trabalha intensamente nos preparativos e confecções de peças, roupas e mimos.

Vale ressaltar que os temas dos jubileus e bodas do festival seguem uma relação do Professor José Sant’anna (1937-1999), idealizador da festa, publicada no 34º anuário do evento.

Antes da abertura oficial do Fefol 2019, haverá o lançamento do Anuário e da Vila Brasil, a partir das 17h30. Na sequência, está programado o Hasteamento das Bandeiras de todos os estados brasileiros, seguido do espetáculo de abertura.

Após a apresentação e os discursos oficiais, os grupos participantes da 55ª edição serão recebidos na arena e iniciarão suas apresentações simultâneas no Palco Principal e no Palco B.