05 AGO 2019
CULTURA, ESPORTES E LAZER
Encontro de Bandeiras e Missa na Matriz de São João Batista marcam o segundo dia do 55º Fefol

O segundo dia do 55º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia contou com diversas atividades dentro e fora do Recinto. A programação começou logo pela manhã de domingo (04) com o 1º Encontro de Bandeiras.

Novidade na edição deste ano, o evento foi dedicado a valorizar a tradição das Folias de Reis, retratando a chegada de Reis, que procuram reproduzir a viagem mítica à cidade de Belém, local de nascimento de Jesus, que, segundo a tradição cristã, os reis magos - Gaspar, Melquior e Baltasar - teriam feito para adorar e presentear o menino com ouro, incenso e mirra.

Cerca de 15 Cias de Santos Reis participaram do encontro, realizado no Recinto do Folclore, que reuniu grupos de Olímpia e de outras cidades da região como Planura, Barretos, Severínia, Magda e Monte Aprazível.

Enquanto as folias participavam do Encontro, a Igreja Matriz de São João Batista celebrava a Missa em Ação de Graças pelo início do Festival do Folclore de 2019. Com a presença de grupos folclóricos e parafolclóricos que já estão na cidade, a celebração foi marcada pela alegria e confraternização de culturas e povos, que lotaram a Igreja.

Pela primeira vez, a missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Barretos, Dom Milton Kenan, acompanhado do pároco, Padre Antônio Marcos Viaro. Durante a ocasião, o prefeito Fernando Cunha passou uma breve mensagem sobre o valor do festival.

“Estamos, hoje, aqui para celebrar mais um ano, em que abrimos nosso Festival Nacional do Folclore. O Brasil todo está aqui presente, trazendo as suas manifestações populares, autênticas, e, numa feliz coincidência, nós ouvimos, hoje, leituras maravilhosas, falando sobre vaidade e bens materiais, que empurram o cidadão numa busca por felicidade em coisas fugazes, coisas práticas, na ganância. E eu digo isso porque esse nosso festival, eu entendo que não alimenta nada disso, nosso festival traz a cultura popular, que a gente deve fomentar e lembrar, que são os verdadeiros valores da vida da nossa população, além do sincretismo religioso que os grupos vêm trazer para a nossa cidade. Que eles continuem sustentando esses valores. Por isso, nossa satisfação e agradecemos a Deus por essa oportunidade de continuar construindo esses valores, através das manifestações folclóricas de todo o nosso país”, declarou.

À noite, a programação seguia normalmente com a apresentação dos grupos nos dois palcos do Recinto, quando caiu uma chuva intensa. Mantendo o clima de descontração e alegria, os grupos e o público se acomodaram nas barracas, dando continuidade à festa.

As atividades tiveram sequência nesta segunda, dia 05, com seminários, peregrinações, minifestival, gincana de brinquedos e folclorança. A programação segue à noite, na Vila Brasil, palco principal, palco B e Pavilhão Cultural.