06 AGO 2019
UPA de Olímpia tem avaliação positiva dos usuários em fiscalização do TCE

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia recebeu, nesta semana, o balanço da V Fiscalização Ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), realizada no dia 25 de junho na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Segundo o relatório, a unidade foi avaliada com um grau de satisfação ótimo em relação aos atendimentos, conforme entrevista com pacientes.

A fiscalização foi realizada em 300 unidades de saúde de 229 municípios localizados no interior, no litoral e na capital do Estado e teve como objetivo verificar as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos Prontos-Socorros. Além disso, o relatório do Tribunal de Contas aponta que 32 itens foram analisados durante as entrevistas.

Com base no relatório, das 300 unidades analisadas, 26,38% obtiveram o índice de satisfação como ótimo, 52,49% como bom, 14,96% satisfação regular e 6,17% analisaram as condições como ruins.

De acordo com a secretaria de Saúde, a Fiscalização Ordenada foi promovida como elemento surpresa pelo TCE e analisou o atendimento à população; a satisfação dos usuários; a verificação dos controles de presença; os medicamentos; os equipamentos da unidade; as instalações e o descarte de resíduos hospitalares.

Conforme os quesitos indagados à população, a unidade foi avaliada apresentando um atendimento organizado e com instalações adequadas tanto na espera quanto nos procedimentos médicos. O levantamento também destaca que a UPA do município apresenta uma boa média de tempo de atendimento e um controle em relação aos profissionais.

Para o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, a fiscalização serve para analisar como o serviço está sendo ofertado à população e como os pacientes avaliam. “Temos sempre que estar comprometidos com a satisfação dos nossos pacientes, ofertando local adequado, atendimento necessário e medicamentos. A nossa unidade está entre as 80 unidades avaliadas como ótimas, num universo de 300 averiguadas. Com estes dados, podemos analisar e melhorar, tornando cada vez mais satisfatório o atendimento prestado na UPA”, explica Marcos.

O levantamento completo do TCE está disponível para acesso no site www.tce.sp.gov.br/ordenadas.