21 AGO 2019
Novo modelo de RG começa a ser emitido para moradores de Olímpia

A Estância Turística de Olímpia já está sendo contemplada com a emissão do novo modelo de carteira de identidade, o RG (Registro Geral). Desde essa terça-feira, dia 20 de agosto, todo documento emitido no Estado de São Paulo tem o novo formato. A versão antiga da carteira de identidade continua valendo. Aqueles que vão tirar o RG pela primeira vez ou que precisam de uma segunda via do documento já terão acesso ao novo modelo.

O novo RG tem a dimensão reduzida e novos dispositivos que aumentarão a segurança contra falsificação. Outra novidade é que o novo modelo possibilita ao cidadão incluir informações de outros documentos como título de eleitor, numeração da carteira de trabalho, certificado militar, CNH, além de outros dados como indicativos de necessidades especiais e tipo sanguíneo.

O cidadão também poderá optar por colocar o seu nome social no documento, sem a necessidade de alteração do registro civil. Para aumentar a segurança, o novo modelo conta com um QR Code que serve para garantir a autenticidade do documento. Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

A emissão do documento em Olímpia era de responsabilidade da Polícia Civil e a Prefeitura apenas cedia o funcionário para colaborar com o serviço. Mas, para evitar a descontinuidade do serviço, a secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador, assumiu a responsabilidade, a pedido do prefeito Fernando Cunha, realizando o serviço desde janeiro deste ano.

“O PAT tem a função de colher os dados, que transmitidos automaticamente para a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Olímpia, para que sejam validados e em seguida são encaminhados para a empresa Valid, de Ribeirão Preto, responsável pela emissão do RG”, explica o secretário de Agricultura, Comércio e Indústria, Sargento Tarcísio.

Para a emissão do RG é necessário um agendamento prévio, que pode ser feito pessoalmente no endereço Rua Durval Brito, 67 - Jardim Glória ou pelo aplicativo do Cartão Cidadão Olimpiense. Na solicitação da primeira via do RG, é necessário apresentar a Certidão de Nascimento, sendo isenta a cobrança de taxa.

Já para a confecção da segunda via do RG, inicialmente, se faz necessário o pagamento da DARE, no valor de R$ 39,80, que deverá ser preenchida e paga antes do atendimento ser realizado. Os documentos necessários para a segunda via do RG são Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, e é obrigatória a apresentação de uma cópia do RG anterior. Em caso de furto, roubo ou perda, também é obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência, informando o motivo.

Para a segunda via estão isentos de pagamento da taxa mulheres com mais de 60 anos, homens com mais de 65 anos e desempregados há mais de três meses com apresentação da carteira de trabalho.