22 AGO 2019
SAÚDE
Olímpia supera municípios da região e meta nacional em vacinação contra sarampo e outras doenças

Empenhada em cuidar da saúde da população e evitar casos de sarampo e de outras doenças, como caxumba e rubéola, a Estância Turística de Olímpia, realiza um trabalho ativo de imunização da chamada vacina Tríplice Viral. Resultado disso é alta cobertura vacinal do município, principalmente de crianças, que se destaca entre as cidades da região e já superou, inclusive, a meta nacional.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Olímpia apresenta 106,34% de cobertura vacinal da primeira dose da Tríplice Viral e 97,12% da segunda dose, ultrapassando a meta nacional de 95%, em ambos os casos. Vale ressaltar que as doses respeitam o Calendário Nacional de Vacinação, sendo aplicadas aos 12 e aos 15 meses de vida da criança, respectivamente.

Segundo a secretaria de Saúde, de janeiro a julho deste ano, o município aplicou 415 vacinas de primeira dose e 379 vacinas de segunda dose.  Considerando todas as faixas etárias, 2.110 pessoas já foram imunizadas, neste ano. A vacina fica disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na sala de vacinação do ARE (antigo Postão).

De acordo com os dados divulgados no portal do Ministério da Saúde (SIPNI.DATASUS), a cidade de Olímpia apresenta os melhores índices de cobertura vacinal em primeira dose quando comparado com os municípios de Barretos (88,09%), Bebedouro (84,14%), São José do Rio Preto (93,65%) e Catanduva (97,38%).

O balanço também aponta que, dentre os municípios citados acima, Olímpia tem ainda o segundo melhor índice de imunização em segunda dose, registrando 97,12%, atrás apenas de São José do Rio Preto (104,02%), e superando Barretos (86,22%), Bebedouro (91,74%) e Catanduva (83,05%). Cabe destacar que os dados de São José do Rio Preto estão disponíveis até maio e das demais cidades mencionadas até julho.

Para o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, os números representam o trabalho realizado pelo município para proteger as crianças contra graves doenças. “Sabemos que a imunização é melhor meio de prevenir doenças, então temos que sempre buscar o maior número de pessoas vacinadas. O sarampo era uma doença que estava erradicada e agora voltou atingindo muitas pessoas. Em Olímpia, não tivemos nenhum morador que contraiu a doença na cidade, então, intensificamos o trabalho de conscientização e as ações para evitar a doença”, explica Marcos.

INTENSIFICAÇÃO

Diante do aumento do número de casos de sarampo em diversos estados do país, o Ministério da Saúde liberou a aplicação de uma dose extra da vacina, chamada de ‘dose zero’, para crianças de seis meses a um ano. É importante frisar que, além dessa dose, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a Tríplice Viral, conforme previsto no calendário vacinal.

Em Olímpia, mais de 1200 doses estão disponíveis para vacinação em todas as Unidades de Saúde. Em caso de dúvidas, o morador deve procurar a unidade mais próxima ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (17) 3279-1400.

ESCLARECE SARAMPO

A secretaria de Saúde de Olímpia esclarece que, foi informada nesta semana, sobre o caso de um paciente homem, de 29 anos, que é natural de Olímpia, mas reside em Franco da Rocha, onde o mesmo estuda, e que foi diagnosticado com a doença no fim de julho. A cidade em questão contabiliza 13 casos positivos de sarampo, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Cabe ressaltar que o registro positivo apresentado para Olímpia é considerado um caso importado, uma vez que a doença não foi contraída no município. A secretaria de Saúde acrescenta ainda que, mesmo assim, não há nenhum caso de sarampo autóctone registrado na cidade, o que significa que não existe foco da doença no município. A Vigilância Epidemiológica local informa, por fim, que tem tomado todas as medidas necessárias como a intensificação da vacinação em pontos de aglomeração de pessoas, seguindo as orientações protocolares do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos.