04 SET 2019
Saúde promove palestra para conscientizar e incentivar combate ao tabagismo

Com intuito de celebrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto) e conscientizar a população, a secretaria de Saúde de Olímpia, por meio da divisão de Atenção Básica e do Grupo Reascendendo a Vida, realizou, na última segunda-feira (02), uma palestra motivacional para incentivar fumantes a abandonar o vício e seguir com os tratamentos.

Na oportunidade, o fisioterapeuta e membro do grupo de apoio, Murilo Leonardo Franceschini, abordou com os presentes os motivos para pararem de fumar e quais os benefícios que uma pessoa tem ao deixar o vício do tabaco. Também ressaltou fundamentos para iniciar o tratamento da dependência e como a busca por ajuda em grupos facilita a superação do vício.

Além disso, os participantes foram orientados sobre os perigos que o tabaco traz para a saúde do dependente e seus familiares, causando dependência química, emocional e comportamental, e trazendo riscos à qualidade de vida individual e coletiva.

GRUPO REASCENDENDO A VIDA

O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar formada por médica pneumologista (Elaine Mara Cesarete de Paula), nutricionista (Gabriela Borges Baraldi), psicóloga (Karen A. Minari Belloti), Fisioterapeuta (Murilo Leonardo Franceschine) e Enfermeira (Érica Patrícia da Silva Gasques), Farmacêutica (Ana Júlia Gil Manzatto) e Terapeuta Ocupacional (Raquel Aguiar Moreira de Oliveira).

Os encontros são realizados às segundas-feiras, das 14h30 às 16h30 e das 19h às 21h; e às quintas-feiras, das 9h às 10h30, no Centro de Referência do Idoso (CRI). Nos encontros, os participantes recebem informações sobre os benefícios que a suspensão do tabagismo traz para sua saúde, dicas de como parar de fumar, avaliação clínica, realização de exercícios físicos, entrega semanal de medicação, dentre outras orientações.