09 SET 2019
Dia da Independência reúne milhares de pessoas em desfile cívico

A manhã do último sábado, dia 07 de setembro, data em que se comemorou os 197 anos da Independência do Brasil, foi marcada pelo tradicional desfile cívico-militar da Estância Turística de Olímpia.

Considerado um dos atos cívicos mais importantes, este ano, o movimento trouxe o tema “Verás que um filho teu na foge à luta”, em alusão a um trecho do Hino Nacional Brasileiro que incentiva o respeito aos símbolos nacionais, o fortalecimento do patriotismo e a lealdade à nação.

Milhares de pessoas participaram do evento, entre público e componentes. O ato teve início, pontualmente, às 8 horas, com a execução dos hinos Nacional, de Olímpia e da Independência, e, na sequência foi aberta a passagem dos participantes. As comemorações foram prestigiadas pelo prefeito Fernando Cunha, secretários municipais, vereadores e diversas autoridades como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

Mais de 60 grupos, entre escolas, fanfarras, igrejas, instituições públicas, projetos sociais, entidades e clubes de serviços, integraram o desfile, que percorreu a Rua David de Oliveira, entre a Rua Síria e a Rua Coronel Francisco Nogueira. Carregando cartazes, arcos e bexigas, os participantes encheram a passarela do desfile com mensagens de patriotismo, respeito, educação e paz, além de utilizarem as cores da bandeira nacional.

Organizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Educação, o Desfile da Independência também mostrou os projetos sociais apoiados pela Prefeitura e as principais atividades desenvolvidas no município. O movimento contou com amplo apoio das secretarias municipais, da Prodem, que realizou o bloqueio e sinalização de ruas e do Hot Beach, que forneceu água para os participantes.

COMEMORAÇÃO NOS DISTRITOS

Para comemorar a Semana da Pátria, também foram realizadas atividades nos distritos. Em Ribeiro dos Santos, um ato, na última quarta-feira, dia 04, celebrou a data com a participação das escolas e do Tiro de Guerra. Houve desfile ao redor da Praça Central e entoação dos Hinos, além de uma apresentação dos idosos do Centro Dia. Já em Baguaçu, as comemorações ocorreram na sexta-feira, dia 06, reunindo as escolas do distrito e o Tiro de Guerra, com desfile em homenagem à data e ato cívico na Praça.

Confira mais fotos no Flickr: bit.ly/DesfiledaIndependência