Olímpia/SP, 16 de dezembro de 2019
22°C MIN 33°C MAX

10/09/2019 às 11:45:00
Emissão do Cartão Cidadão tem ponto fixo na Casa da Cultura

O Cartão Cidadão Olimpiense, criado para os moradores de Olímpia com o objetivo de unificar os dados para facilitar o acesso aos serviços públicos, agora tem ponto fixo de emissão na Casa da Cultura, localizada na Rua São João, 942 – Centro. No total, já foram realizados 42.417 cadastros, sendo que 38.017 cartões já foram retirados.

O cartão identifica as necessidades específicas de cada munícipe a partir de informações e registros inseridos em um sistema, e que estão disponíveis para os servidores municipais. Desta forma, os serviços são integrados por um único documento.

Com o cartão, o cidadão pode usufruir dos atendimentos da saúde como agendamento de consultas e exames, e retirada de medicamentos, além de fazer matrículas escolares, utilizar o transporte escolar, inscrever-se em cursos e campeonatos esportivos e atendimentos sociais.

Também está disponível para os moradores cadastrados no Cartão Cidadão o aplicativo “CCC Olímpia”, em que é possível agendar emissão do RG, registrar falta d’água ou água com coloração estranha, solicitar tapa buracos e limpeza de praça pública, agendar ou cancelar consultas médicas nas especialidades clínico, ginecologista e pediatra, além de preencher um questionário avaliando os serviços de saúde.

O aplicativo agora também disponibiliza duas novidades. Uma delas é o arquivo do Diário Oficial Eletrônico, no qual são feitas as publicações oficiais do município. Outra novidade é a alteração do cadastro do endereço. O morador poderá trocar o endereço cadastrado sem ter que ir ao posto de atendimento. O aplicativo pode ser baixado no APP Store e no Google Play.

Para a confecção do cartão, é necessário apresentar os documentos originais CPF, RG, Cartão SUS, Comprovante de endereço (água, luz, IPTU ou telefone fixo), Certidão de nascimento (para menores) ou casamento. Também é aplicado um questionário simples para coleta de algumas informações e tirada uma foto digital do morador. É importante que todos os cidadãos realizem o cadastro, desde os recém-nascidos, e que também atualizem informações em caso de alguma mudança.

Em caso de dúvidas, o morador pode acessar o site oficial www.cartaocidadaoolimpia.com.br ou procurar a Casa da Cultura.