23 SET 2019
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Conferência Municipal de Assistência Social discute estratégias de políticas públicas

Com intuito de debater políticas públicas e ações destinadas à população, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Assistência Social, realizou na sexta-feira (20) a XII Conferência Municipal de Assistência Social que teve como temática “Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS no Estado de São Paulo.

O encontro, que foi promovido na APAE, contou com a participação de membros da administração pública, do Social, entidades civis e representantes da ABECAO, Associação Nossa Senhora Aparecida (ANSA), Humanizar, APAE e Abrigo São José. Também estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha, acompanhado da secretária de Assistência Social, Cristina Reale, e a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosana Sasso.

Na oportunidade, a secretária Cristina Reale iniciou a conferência destacando os trabalhos realizados pela pasta e a população atendida nos programas sociais. Após as explanações, abordou sobre a situação atual da Assistência Social e como propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento, em especial os avanços do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, por meio de discussões amplas que resultarão em novas propostas.

Com as explicações, os presentes foram divididos em três eixos de trabalho para elaborarem propostas que melhorarem o serviço de assistência social. O Eixo 1 ficou responsável por debater sobre o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), já o Eixo 2 elencou propostas sobre Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios e, por fim, o Eixo 3 debateu sobre Participação Sobre o Controle Social no SUAS.

Para o prefeito, a conferência é uma oportunidade para os presentes atuarem junto ao poder municipal, dando opiniões e discutindo sobre os temas. “Fazemos o melhor possível para ajudar toda a população, com uma equipe dedicada buscamos atuar de acordo com a nossa realidade, oferecendo serviços que trabalham afetividade e fortalecem os vínculos sociais das comunidades”, aponta Fernando Cunha.

No uso da palavra, Cristina Reale ressaltou que a conferência possibilita que a população atue ativamente em ações da pasta. “É um desafio elencar medidas e políticas públicas que alcancem toda a população e é isto que estes encontros visam: dar oportunidade e discutir visões diferentes que possam agregar valores e contribuir para a gestão do Social. Queremos articular políticas que a cada dia mais auxiliem a população de Olímpia”, destaca a secretária.