04 OUT 2019
Prefeitura esclarece desabastecimento de vacina pentavalente

A secretaria de Saúde de Olímpia informa que os estoques da vacina pentavalente estão desabastecidos em nove salas de vacinação devido à solicitação de devolução de lotes feita pelo Ministério da Saúde. Esclarece ainda que a responsabilidade de garantir tais produtos é do Governo Federal e o repasse está comprometido em todos os municípios brasileiros por impasse com o laboratório que fornece as doses.

A atual gestão comunica que tem se empenhado para tentar solucionar tal problema junto à Diretoria Regional de Saúde de Barretos e não há uma previsão oficial de quando essas vacinas vão estar disponíveis, mas a expectativa é recebê-las no próximo mês.

O município reforça que os profissionais de saúde que atuam diretamente nas salas de vacinas estão orientados a anotar os dados e o telefone de contato dos pais que procurarem as unidades. Assim, quando os estoques forem reabastecidos, as equipes entrarão em contato avisando da disponibilidade.

A vacina pentavalente deve ser aplicada aos dois, quatro e seis meses, e imuniza o organismo contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche e hemófilos (pneumonia, infecções, entre outras doenças).