24 OUT 2019
Educação apresenta trabalho no Seminário Internacional em Curitiba

Representantes da secretaria de Educação da Estância Turística de Olímpia estiveram em Curitiba para participar do VII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE) e do V Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI).

Com o tema “Ensinar para a complexidade na era digital: compromisso com a formação integral e o desenvolvimento sustentável”, o evento teve sua cerimônia de abertura realizada no último sábado, dia 19 de outubro.

Os trabalhos foram iniciados com a palestra “Desenvolvimento das Habilidades Socioemocionais na Escola na perspectiva da Educação para a complexidade”, ministrada pela Profa. Dra. Carla Andréa Tieppo, Neurocientista, pioneira em cursos de extensão em Neurociência no Brasil.

A seguir, nas salas organizadas por etapas de escolaridade foram apresentados relatos de experiência e workshops refletindo sobre a temática do evento, contando com a participação e presença de profissionais de diversas regiões do Brasil e do Exterior. Na oportunidade, a equipe de Olímpia apresentou o trabalho “Sustentabilidade, uma ferramenta para a Educação Transformadora”, que enfatiza as ações desenvolvidas dentro da Proposta de Educação Ambiental; que consiste em oferecer à comunidade através dos alunos da rede municipal de Educação a possibilidade de vivenciar situações práticas e teóricas por meio de aulas de campo, palestras e audiovisuais evidenciando a relação entre Turismo e Sustentabilidade. Esta iniciativa da secretaria de Educação conta com a parceria da DAEMO Ambiental (Superintendência de Água, Esgoto e Meio Ambiente do município de Olímpia) e do parque Thermas dos Laranjais.

O painel de encerramento, com o tema “Experiências Didáticas em ambientes educativos inovadores”, contou com a participação do Prof. Dr. João Piedade - Universidade de Lisboa e da Profª. Michelle Müller Rossi - Colégio La Salle de Canoas/RS com a mediação de Joseph Razouk Júnior - Diretor Editorial da Editora Positivo.

O município foi representado na ocasião pela secretária de Educação, Maristela, Meniti, acompanhada dos Coordenadores Técnico-Pedagógicos Edward Marques Silva, Taíse Renata da Cruz e da Supervisora de Ensino, Iracema Terezinha Ducatti Bassetto.