04 NOV 2019
Saúde intensifica ações de combate à dengue e ao mosquito Aedes aegypti

Numa atuação constante em busca de combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e o surgimento de novos casos de dengue, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Saúde, segue com os trabalhos de orientação e medidas de prevenção em todo o município.

De acordo com o departamento, a estratégia é reforçar a prevenção por meio de orientação da população e busca ativa por criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas de outras doenças como Zika e chikungunya.

Assim, para evitar a proliferação do mosquito e, concomitantemente, o aumento no número de casos, os agentes de Controle de Endemias visitam os imóveis do município; efetuam o bloqueio e nebulização em locais que há casos confirmados de dengue; e orientam os moradores sobre como eliminar os criadouros e a importância de uma atuação conjunta para impedir os casos da doença.

Segundo dados do setor, somente neste ano, mais de 195 mil imóveis foram visitados, o que demonstra que as residências receberam as visitas de agentes diversas vezes durante o ano, assim como em situações de ações realizadas quando há casos positivos, nas quais o setor registra cerca de 55.600 imóveis bloqueados e quase 49.500 nebulizados.

Além dos trabalhos, novos agentes de combate às endemias foram contratados para ampliar a atuação nos imóveis e atender a demanda do município, principalmente, na identificação de focos para evitar a formação de criadouros e na orientação da comunidade.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, o trabalho contra a dengue deve ser incessante, sempre buscando reduzir os índices da doença. “A preocupação com a dengue deve ser constante, independente da época do ano, para proteger e conscientizar a população. Por isso, o trabalho da Saúde busca intensificar os bloqueios, a eliminação de criadouros e a instrução aos moradores sobre os riscos da doença”, destaca o secretário.