13 NOV 2019
OBRAS
Obras de restauro da Estação Ferroviária avançam para implantação de Centro Cultural

As obras do prédio da antiga Estação Ferroviária da Estância Turística de Olímpia, que irá abrigar o Centro Cultural e Turístico, seguem em ritmo acelerado. A proposta do projeto visa à requalificação do complexo arquitetônico com a preservação e o restauro de características originais do prédio.

No local, toda a parte histórica do prédio está sendo restaurada. O bloco A, em fase de restauro, está recebendo novo piso e portas que mantêm a particularidade original do imóvel. Já o bloco B, passa por melhorias na parte estrutural. No total, quase 30% da obra estão concluídas.

Recentemente, o prefeito Fernando Cunha, acompanhado do secretário de Obras, Engenharia e Infraestrutura, Leandro Gallina, visitou as obras do Centro Cultural e Turístico, que será mais uma opção de lazer e fortalecimento da cultura no município.

“Essa obra é uma reconstrução, restaurando os materiais e as características em sua origem, quando a antiga ferrovia funcionava. Será um local destinado a atividades culturais, exposição de artes, artesanato e área de lazer. Um grande ganho cultural para a história de nossa cidade, preservando o passado de Olímpia, que começou com o café”, relatou o prefeito sobre o projeto.

O imóvel contará com salas administrativas, espaço para acervo, sala receptiva, além de uma pinacoteca, ambiente para restaurante, salas para o Museu do Folclore e espaço para apresentações culturais.

Esta primeira fase contempla a reforma dos blocos A e B, na qual estão sendo feitas demolições; reforço dos telhados e paredes; substituição de telhas; instalação de manta para isolamento térmico; execução de contrapiso; piso; revestimentos; instalações elétricas; instalação de portas e janelas seguindo os modelos originais da estação; instalação de esquadrias e cortinas de vidro temperado; forro de madeira; pintura; e outros serviços.

Já nas áreas externas, serão executados os serviços de terraplenagem, muros de arrimo, rampas e escadas com guarda corpo para acesso do público, vagas de estacionamento, fechamento com gradil metálico, além de ser instalado um trecho com trilhos do trem, valorizando o aspecto histórico do local.

Todo o trabalho está sendo acompanhado pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura e pela Divisão do Escritório de Captação de Recursos.

De acordo com a arquiteta Rosely Senno, responsável pelo projeto de restauração, o antigo Complexo Ferroviário está sendo restaurado na íntegra, tendo grande parte das suas técnicas construtivas e materiais originais recuperados. “Estamos realizando a recuperação da ambiência, proposta pelo uso do piso em ladrilhos hidráulicos, esquadrias, antigos guichês, piso da gare em concreto instalado em placas diagonais, estruturas compostas e reforçadas com trilhos, cores e outros elementos relevantes que recuperam a atmosfera das antigas estações ferroviárias”, explicou a arquiteta.

No espaço, os visitantes ainda poderão observar, por exemplo, o antigo muro de alvenaria alicerçado com trilhos de trem, a permanência do antigo forro instalado em sistema ‘macho e fêmea’, a imponência do pé direito alto e aberturas proporcionais, e antiga platibanda original, que foi alterada na época da instalação da Cozinha Piloto no antigo Complexo Arquitetônico. A antiga luminária que adornava o paisagismo original será resgatada, assim como o antigo bebedouro para animais.

No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões, referentes ao DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Os recursos são destinados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo.