18 NOV 2019
Santa Casa entrega Centro Cirúrgico reformado e modernizado

A Santa Casa de Misericórdia de Olímpia realizou, na quinta-feira (14), a cerimônia de entrega da reforma e modernização do Centro Cirúrgico “D. Naime Curi Aindar”. O centro cirúrgico, que está em funcionamento desde 1975, recebeu reformas pela primeira vez em mais de 40 anos e oferecerá melhor estrutura e qualidade para a população olimpiense e da região.

As obras, que tiveram início no ano passado, foram promovidas com recursos próprios do hospital, além da doação do HB Saúde e apoio do Grupo Tereos, intermediados pelo prefeito Fernando Cunha e com o auxílio também do provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli. Com isto, as instalações passam a oferecer uma estrutura mais moderna e adequada, melhorando a qualidade de atendimento que é responsável por uma média de 300 procedimentos ao mês.

A reforma no Centro Cirúrgico também contemplou os Vestiários; Banheiros; Sala de Recuperação Pós-Anestésica; Farmácia; três Salas Operatórias; Sala de Parto e Pré-Parto; Sala de Reanimação Neonatal; Sala de Equipamentos; Depósito de material de limpeza; Sala de Pequenas Cirurgias; Sala de Conforto; e Sala Administrativa.

Presente na cerimônia, o médico e vice-prefeito Fábio Martinez destacou o trabalho na área da Saúde e a importância de parcerias. “Quem vê a obra pronta não sabe o trabalho que deu, envolvendo todos os trâmites. Desde que assumimos, o Fernando disse que iríamos atuar fortemente na Santa Casa e na Saúde de Olímpia e foram diversas reformas. O centro cirúrgico tinha aspecto ruim e o Fernando buscou parcerias com a Usina e o HB, que entenderam a necessidade da Santa Casa. Estamos fazendo o nosso dever e buscando atingir as metas planejadas”, aponta o vice-prefeito.

O espaço reformado também conta com alas de suporte como Sala de Recepção do Centro Cirúrgico; Sala de Espera para familiares e Central de Material e Esterilização. Todo o local recebeu melhorias nos revestimentos; adequação hidráulica; instalações elétricas; e instalações de água e esgoto, de acordo com as normas hospitalares e da vigilância, além da aquisição de novos equipamentos para melhoria do atendimento.

Durante a cerimônia, o cirurgião mais antigo da instituição, o médico Dr. Nilton Martines foi homenageado pelos presentes e compartilhou um pouco da história e dedicação com o hospital. “Quando eu cheguei aqui em Olímpia, tinha um centro cirúrgico precário e tivemos muito trabalho, junto com outros médicos, porque queríamos que progredisse e os prefeitos, antes, não eram muito interessados em ajudar e a Santa Casa foi se deteriorando. Aos poucos, começamos a crescer, fomos conseguindo comprar materiais, conquistando equipamentos e, assim, é uma longa história até hoje. Conversamos muito com o Fernando sobre o que precisava ser feito e ele entendeu que era necessário incluir a Santa Casa na saúde do município. Agora, temos um centro de altíssima qualidade, já foi feita a cozinha, instalado o gerador e vamos fazer a reforma do 3º andar para os atendimentos do SUS”, salienta o médico.

O provedor do hospital também agradeceu as parcerias e todo o apoio que a instituição tem recebido. "O poder público está ajudando muito a Santa Casa. Hoje estamos com 76% de atendimento SUS e se não tivermos este apoio, público e privado, não conseguimos nos manter. Todas as emendas e doações estão sendo utilizadas em projetos de melhorias, pagamento de funcionários e estruturação dos serviços. Por isso, agradeço a todos os envolvidos, ao prefeito e o que ele tem nos proporcionado, ao Geninho, ao HB e a Tereos, que são parceiros valiosos. Agradeço também ao Nilton, que é uma grande competência e que espero contar muitos anos com o seu trabalho. O centro cirúrgico teve todas as suas salas reformadas, com 3 salas de cirurgia, instalação de 3 focos de LED, sala de pré-parto, recuperação neonatal, recuperação de anestesia, sala de médicos. Foi uma grande conquista e agora estamos na fase de acabamento do 3º andar que vai receber os atendimentos de urgência e emergência do SUS. Agradeço, por fim, o trabalho de todo o corpo clínico e dos funcionários da Santa Casa", ressaltou Zaccarelli.

No uso da palavra, o deputado federal Geninho Zuliani parabenizou o médico e ressaltou que seguirá investindo no hospital. “Eu parabenizo todos que estiveram à frente da Santa Casa até hoje porque é uma tarefa árdua. Quero também falar sobre o Nilton, que, assim como eu, ama o que faz. Duvido que tenha alguém tão disposto e dedicado como ele, um cirurgião gabarito no país, que nunca mediu esforços e nem hora para atender. Vejo as dificuldades na saúde que precisam de reestruturação e estamos lutando. O Governo nos deixou algumas emendas que o provedor pode usar no que precisa e vamos retomar a liberação do tomógrafo e a hemodiálise, que é outro pedido. É uma luta que não vamos desistir”, disse o deputado.

Empenhado em reestruturar a saúde municipal, o prefeito Fernando Cunha ressaltou que é essencial seguir melhorando e superando os desafios. “A saúde está em desequilíbrio em todo o país, e nós temos uma demanda muito grande. Estamos conseguindo estruturar os exames, os laboratórios, equipamentos e atendimento e aqui na Santa Casa fizemos e vamos continuar fazendo melhorias. Estamos próximos do equilíbrio financeiro e, em breve, vamos desafogar os atendimentos da UPA com a inauguração da sala de urgências e emergências. Há muito que ser feito e nós vamos, com a ajuda dos parceiros, continuar empenhados para oferecer sempre o melhor serviço à população”, finaliza Fernando.

A entrega contou também com a presença de representantes do HB Saúde e do Grupo Tereos, vereadores, funcionários do hospital, secretários municipais, imprensa e sociedade civil.