19 NOV 2019
SAÚDE
Ação da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele será no dia 7 de dezembro

Com intuito de conscientizar e diagnosticar, precocemente, casos de câncer de pele, a Estância Turística de Olímpia apoiará, no dia 7 de dezembro (sábado), mais uma edição da Campanha Nacional Contra o Câncer da Pele, conhecida como “Dezembro Laranja”, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A ação ocorrerá a partir das 9h, no prédio do ARE (antigo postão), na Rua Américo Sampaio, 55 – Centro, com atendimento gratuito e aberto a toda população. O evento conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Saúde e Educação.

Sob a coordenação da médica dermatologista, Dra. Solange Benatti Murad, a campanha traz como slogan “Um sinal pode ser câncer de pele” e é destinada a orientar dos riscos de exposições solares abusivas e promover diagnósticos precoces. No decorrer dos anos, a ação vem se ampliando, com adesão de mais médicos dermatologistas e de outros profissionais voluntários.

Na edição deste ano, além de conscientizar a população sobre a prevenção desde a infância, a iniciativa tem como objetivo principal alertar sobre os sinais do câncer da pele e para diagnóstico e tratamento precoces, aumentando as chances de cura na grande maioria dos casos.

Na campanha do ano passado, o município atendeu 349 pessoas, sendo 59% mulheres e 41% homens. Dos pacientes atendidos, 45, ou seja, 12,89% apresentavam pequenos tumores como Carcinoma Basocelular; Carcinoma Espinocelular e Melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) todos os anos são diagnosticados 180 mil casos novos da doença, ou seja, um em cada quatro casos novos de câncer no Brasil, é de pele.