25 NOV 2019
Educação aplica avaliações de ensino a alunos da rede municipal

Os alunos da rede municipal da Estância Turística de Olímpia estão participando de avaliações de ensino importantes para analisar a qualidade da educação e o aprimoramento de políticas educacionais.

Uma delas será realizada nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de novembro. Trata-se do SARESP 2019 – Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.

A aplicação será nos períodos da manhã e tarde, contemplando alunos matriculados nos 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental. No total, 2.051 alunos farão as provas, cuja adesão foi uma iniciativa da secretária de Educação, Maristela Meniti, com aval do prefeito Fernando Cunha. A resolução que regulamenta a aplicação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, dia 25.

No dia 27, serão avaliadas questões de Língua Portuguesa e, no dia 28, de Matemática. Além das provas, os alunos dos 5º anos terão redação e responderão a questionários socioeconômicos e socioemocionais de forma censitária e por amostragem, respectivamente.

O SARESP monitora os avanços da educação no Estado e procura, com base nos resultados da avaliação, obter indicadores educacionais que possam subsidiar a elaboração de intervenção técnico-pedagógica, visando a corrigir possíveis distorções detectadas no sistema de ensino e melhorar a sua qualidade escolar.

SAEB

No fim de outubro, já haviam sido aplicadas as provas do SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que também gera indicadores para monitoramento e melhorias do ensino.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Na rede municipal de Olímpia, as provas foram direcionadas para os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, com testes de Língua Portuguesa e Matemática e questionários para a Secretária de Educação e diretores de escola.  As avaliações transcorreram de forma tranquila, com a participação de todas as escolas do Ensino Fundamental do município e dos distritos.