25 NOV 2019
EDUCAÇÃO
Professores da modalidade creche apresentam trabalhos desenvolvidos em projeto com crianças

A Educação Infantil, modalidade creche, desenvolve desde 2011 o projeto “A Criança e as Múltiplas Inteligências” na rede municipal. Implantado, inicialmente, apenas para Maternal I e II com período complementar, o projeto foi estendido, neste ano, para o Berçário e também, diante dos resultados positivos, foi ampliado para as demais escolas da Base Comum com período parcial.

O trabalho busca incentivar o desenvolvimento infantil, respeitando suas fases, sendo que a cada etapa a criança está apta a receber determinados estímulos para manifestar diferentes habilidades. Assim, considerando o período de 0 a 6 anos, que é o mais rico para o desenvolvimento de todas as inteligências, são abordados os aspectos: Verbal ou Linguística; Lógico-matemática; Espacial; Musical; Cinestésico corporal e a motricidade; Naturalista, Pictórica e Inteligências pessoais.

Para concluir as atividades elaboradas durante o ano, os docentes, professores coordenadores e coordenador técnico pedagógico organizaram oficinas na secretaria de Educação para socialização das atividades. Na ocasião, foram apresentados diversos jogos, confeccionados pelos professores e com participação dos alunos, sendo a maioria construída com materiais reutilizáveis. Durante as apresentações, foi possível perceber o quão os alunos são capazes e a importância deste trabalho para o desenvolvimento integral das crianças.

Todo o trabalho é acompanhado sob orientação da coordenadora técnico pedagógica, Gislene Carolina Biggue Ferreira, da supervisora de ensino, Luciana Maria Morales Nunes Alves Teixeira, e da secretária de Educação, Maristela Aparecida Araujo Bijotti Meniti.