27 NOV 2019
Quase 6 mil olimpienses serão beneficiados com o 13º do Bolsa Família

Pela primeira vez, os beneficiários de todo o país do Bolsa Família receberão uma parcela correspondente ao 13º pagamento. Na Estância Turística de Olímpia, a bonificação contemplará 1.869 famílias, o que impactará a vida de mais de 5.600 moradores.

Segundo a secretaria de Assistência Social, cada família recebe em média R$ 195,32 por mês, resultando em um montante de cerca de R$ 365 mil. Com a parcela extra, a ser paga entre os dias 10 e 23 de dezembro, as famílias ganharão o benefício dobrado, o que representará uma injeção na economia local de mais de R$ 730 mil.

Ainda de acordo com a pasta, somente este ano, de janeiro a novembro, já foram concedidos 22.746 benefícios do Programa no município, totalizando quase R$ 4,3 milhões.

O pagamento do 13º do Bolsa Família é resultado da Medida Provisória 898/2019, assinada pelo Presidente da República e publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de outubro. A bonificação busca auxiliar o orçamento familiar para o ultimo mês do ano.

O programa é regido por condicionalidades que abrangem as áreas de Assistência Social, Educação e Saúde por meio de um acompanhamento sistemático das famílias no âmbito municipal, desde a entrada do beneficiário no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para realizar o cadastramento e/ou a atualização cadastral, até o acompanhamento individual realizado pela secretaria de Assistência Social com técnicos especializados e capacitados para atender a população, no território onde reside.

De acordo com a secretária responsável, Cristina Reale, o programa Bolsa Família contribui na manutenção das famílias, que se encontram dentro dos critérios de elegibilidade, fortalecendo os vínculos familiares e a superação das situações de vulnerabilidades existentes no contexto familiar, garantindo renda e os mínimos sociais. “O 13º contribuirá com os beneficiários, ampliando o acesso à renda, o que permitirá às famílias terem os direitos sociais garantidos, como mecanismo de superação das suas necessidades básicas essenciais e como forma de inclusão social”, salienta Cristina.