09 DEZ 2019
Escola municipal lança livros com noite de autógrafos dos alunos

O próximo dia 12 de dezembro (quinta-feira) será muito especial para os alunos da EMEB Jardim Hélio Cazarini. Isso porque as crianças participarão de uma noite de autógrafos para o lançamento dos livros que produziram, no segundo semestre deste ano. O evento será às 19h, na Casa da Cultura.

A atividade faz parte do projeto Estante Mágica, uma ação de incentivo à leitura que foi aderida por iniciativa da escola para ampliar o trabalho de leitura e escrita com os alunos e destacar sua função social.

Assim, com o apoio dos professores e do material didático disponibilizado gratuitamente pela plataforma, os alunos desenvolveram atividades e criaram histórias. Todo o conteúdo foi confeccionado em forma de e-books pela própria Estante Mágica e ficam disponíveis para acesso online.

Segundo a coordenadora do Ciclo I, Valéria de Souza Tavares, para materializar a produção dos livros, a escola, com o empenho dos pais e ajuda de colaboradores da comunidade, decidiram adquirir os livros impressos para concretizar a culminância do projeto. Com isso, os alunos poderão se sentir como verdadeiros escritores e darão autógrafos para os seus familiares.

Esta é a primeira vez que uma escola da rede municipal de Olímpia participa do Estante Mágica. A iniciativa atende ainda às diretrizes da secretaria de Educação quanto às atividades permanentes do Projeto de Incentivo à Leitura, desenvolvido em toda a rede com a proposta de valorizar a importância de construção textual e de difundir o hábito da leitura para a formação dos alunos.

Ao todo, o projeto contou com a participação 108 alunos de diferentes anos do Ensino Fundamental, sendo que cada um teve o seu livro confeccionado. Além da noite de autógrafos, o evento terá ainda encenação teatral com base nas histórias dos livros e apresentação de um coral formado pelas crianças.

O trabalho é acompanhado pela diretora da escola, Renata Olmedo, com o apoio da secretária de Educação, Maristela Meniti, e da equipe gestora.