12 DEZ 2019
GABINETE
Videomonitoramento começa a operar oficialmente para reforçar segurança da população

Considerada um dos maiores projetos e investimentos em segurança pública na história da Estância Turística de Olímpia, a Central de Comando e Videomonitoramento foi entregue oficialmente, nesta quinta-feira, dia 12.

Mesmo em fase de testes e ajustes desde outubro, o sistema já auxiliou na vigilância e em ocorrências da Polícia Militar e, a partir de agora, entra em operação definitiva com monitoramento em pontos estratégicos de todas as regiões da cidade.

Durante a entrega, o prefeito Fernando Cunha, principal responsável pela implantação, explicou o funcionamento da Central com a exibição de uma imagem captada pela câmera instalada na Praça dos bairros Harmonia e Morada Verde, mostrando a ampla capacidade de alcance, a qualidade da imagem e os recursos disponíveis para cuidar da segurança da população.

“Esta conquista é mais um resultado de um trabalho planejado em conjunto com os órgãos responsáveis, em que atuamos com análises do que é mais necessário para cidade, em todas as áreas. Nesta implantação, contamos com a Administração, o Comando da Guarda e as Polícias Civil e Militar, pensando no melhor para a população. Nosso sistema já está se tornando uma referência e devemos agradecer aos envolvidos porque temos que ter uma cidade segura. Tudo que fazemos é pensando no bem da cidade, no melhor para a população e aqui, podemos mostrar isso. Um sistema que está presente em todas as regiões da cidade para fazer a vigilância e repassar as informações para que a PM possa agir e, assim, melhorar a segurança de todos”, ressaltou o prefeito.

A Central comanda o monitoramento das câmeras instaladas em mais de 50 pontos do município, com vigilância 24 horas e filmagens em tempo real. Ao todo, são mais de 150 equipamentos, como softwares, servidores, monitores e outros aparelhos. As câmeras possuem alta resolução com zoom óptico e recurso para visão noturna, permitindo a aproximação dos vídeos e a identificação de situações e pessoas com qualidade, mesmo durante a noite. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos nesta ação.

Os projetos de melhoria da segurança pública foram desenvolvidos por uma parceria da secretaria de Administração, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação, e da secretaria de Governo, com a Guarda Civil Municipal, comandada pelo Major Edson Rodrigues de Oliveira. Além disso, têm contado também com o auxílio do vereador e ex-delegado, Dr. Hélio Lisse Júnior, que incentivou o projeto e considerou a implantação um marco histórico para a cidade.

Ainda na cerimônia, o prefeito prestou uma homenagem ao 3º Sargento José Aparecido Raimundo, da 2ª Cia. da Polícia Militar, falecido neste ano, e que empresta seu nome à Central de Comando e Videomonitoramento, como forma de agradecimento por sua atuação na segurança do município. Emocionada, a família do policial agradeceu o reconhecimento e a condecoração.

Também presente no ato, o subcomandante Tenente Parise, representando o Capitão Alessandro Righetti, falou sobre o videomonitoramento como complemento ao trabalho da PM. “É muito importante a cidade que investe em tecnologia para auxiliar na segurança. Esta ajuda é imprescindível para nós, devido à rapidez das informações porque tudo que é suspeito é repassado com agilidade para a PM e nós podemos agir na prevenção dos delitos. A integração do trabalho dos policiais com a Guarda Municipal e o videomonitoramento já está trazendo resultados. Assim, conseguimos coibir a criminalidade e gerar mais segurança à população”, destacou.

O acompanhamento do sistema de monitoramento já está sendo feito por uma equipe de servidores e contará, no próximo ano, com agentes da Guarda Civil Municipal, que está em processo de contratação por meio de concurso público.

A entrega contou ainda com a presença de vereadores João Magalhães, Hélio Lisse, Marcão Coca e Fernandinho Silva, secretários municipais, servidores da Prefeitura, equipe da Central, policiais militares, bombeiros e imprensa.