08 JAN 2020
SAÚDE
Com mais de 4 mil atendimentos, Saúde Noturna inicia cronograma 2020 nesta quinta

Implantado em setembro de 2018, o Projeto Saúde Noturna “Saúde Mais Acessível e Próxima de Você”, desenvolvido pela Prefeitura, proporciona maior comodidade aos moradores da Estância Turística de Olímpia que utilizam os serviços de saúde, disponibilizando um horário de atendimento mais flexível em cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com funcionamento até às 20h, mediante cronograma pré-definido.

A medida inédita adotada pela secretaria de Saúde tem apresentado boa aceitação dos moradores. Resultado disso é que, em pouco mais de um ano de implantação, 4.053 pacientes já foram beneficiados.

De acordo com um levantamento realizado pelo departamento responsável, somente em 2019, 3.273 pacientes procuraram as UBSF, no período de ampliação do horário, uma média de mais de 270 atendimentos por mês. Consultas médicas, atendimentos odontológicos, vacinas e visitas domiciliares são os procedimentos de maior demanda.

ATENDIMENTOS DE JANEIRO

Dando continuidade aos trabalhos, o cronograma de 2020 começa nesta quinta-feira, dia 09, com abertura da Unidade de Saúde "Dona Dalva Fernandes Moreda Ayusso", no Campo Belo, até às 20h. No dia 22 (quarta-feira), será a vez dos moradores de Baguaçu procurarem a UBSF Gilberto Vicente Mora.

No dia 28 (terça-feira), os cidadãos que precisarem de atendimento poderão procurar a UBSF Valter Stuk, Cohab IV. Na São José, a UBSF Francisco Figueiredo Filho ficará aberta até às 20h no dia 29 de janeiro (quarta-feira). O cronograma do mês se encerra no dia 31 (sexta-feira), com funcionamento da UBSF Custódio Ribeiro de Carvalho, no distrito de Ribeiro dos Santos, até às 20h.

Durante o horário estendido, o Saúde Noturna oferece aos moradores consultas médicas e odontológicas (mediante agendamento prévio), coleta de Papanicolau, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e a atualização da caderneta vacinal dos usuários. Além destes serviços, os moradores recebem a visita dos Agentes Comunitários de Saúde que visam ampliar as ações de combate à dengue e ao escorpião.

Segundo o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, a Saúde segue trabalhando para oferecer excelência nos serviços e facilitar o acesso dos moradores aos atendimentos. “Sabemos da importância dos serviços de Saúde, por isso, procuramos sempre tomar medidas que contribuam com a melhoria e eficácia do trabalho. O Saúde Noturna é um dos projetos que surgiram com o propósito de adequar o atendimentos às necessidades dos moradores, possibilitando que tenham a comodidade de procurar o atendimento em horário expandido e isto possibilita um maior cuidado com a saúde. Queremos que o munícipe tenha acesso orientações e atendimentos, então buscamos desenvolver mecanismos pra isso”, ressalta Marcos.