20 JAN 2020
FINANÇAS
Valor do IPTU 2020 já pode ser consultado online

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Finanças, já liberou a consulta aos valores do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a serem pagos neste exercício de 2020.

Para verificar e imprimir o boleto, o contribuinte deve acessar o Portal Oficial, www.olimpia.sp.gov.br, na aba “CIDADÃO” e inserir o número de inscrição do imóvel e o CPF ou CNPJ do proprietário.

Vale ressaltar que, junto ao IPTU, são cobradas algumas taxas como Coleta de Lixo (para imóveis edificados), Taxa de Proteção a Acidentes e CIP - Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (para terrenos), sendo que, na consulta pela internet o contribuinte só tem acesso ao valor total, sem a discriminação das taxas, que consta apenas nos carnês enviados pelos Correios.

A entrega nas residências está prevista para fevereiro, já que a primeira parcela e a cota única do tributo vencem apenas no dia 10 de março de 2020. A prorrogação da data de vencimento atende um pedido do prefeito Fernando Cunha com a justificativa de não onerar ainda mais a população, nos meses de janeiro e fevereiro, com o acúmulo de diversas despesas no início do ano.

Ainda em relação ao IPTU, o contribuinte pode ter até 22% de desconto, caso tenha quitado em dia o imposto do ano passado e esteja totalmente adimplente com o município (FIC Azul), tenha solicitado o FIC Verde e opte pelo pagamento à vista. Os devidos descontos já estarão calculados no valor total.

ISS E TAXA DE LICENÇA

A consulta online aos valores do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) e da Taxa de Licença de Funcionamento estará disponível em breve. Para verificar a cobrança, o contribuinte deve acessar o item “Pesquisa Débito Empresa”, dentro da aba “EMPRESA”, na página inicial do site, no qual é necessário digitar o número de inscrição municipal e o CPF ou CNPJ. O primeiro vencimento desses dois tributos também é para o dia 10 de março.