28 JAN 2020
Obras do Centro Cultural e Turístico estão 50% concluídas

O Centro Cultural e Turístico já está tomando forma. O espaço, que está sendo construído na área da antiga Estação Ferroviária da Estância Turística de Olímpia, será mais uma opção de lazer e fortalecimento da cultura no município. O projeto visa à requalificação do complexo arquitetônico com a preservação e o restauro de características originais do prédio.  No total, mais de 50% da obra estão concluídas.

O local contará com salas administrativas, espaço para acervo, sala receptiva, além de uma pinacoteca, ambiente para restaurante, salas para o Museu do Folclore e espaço para apresentações culturais.

No bloco A, foi finalizada toda a parte de estrutura, com restauração do prédio, instalação de novo piso e portas que mantêm a particularidade original do imóvel. Agora, o local começa a receber o acabamento final.

Já o bloco B, está na fase de melhorias na parte estrutural, com reforço dos telhados e paredes; substituição de telhas; instalação de manta para isolamento térmico; execução de contrapiso; piso; revestimentos; instalações elétricas; instalação de portas e janelas seguindo os modelos originais da estação; instalação de esquadrias e cortinas de vidro temperado; forro de madeira; pintura; e outros serviços.

Nas áreas externas, serão executados os serviços de terraplenagem, muros de arrimo, rampas e escadas com guarda corpo para acesso do público, vagas de estacionamento, fechamento com gradil metálico, além de ser instalado um trecho com trilhos do trem, valorizando o aspecto histórico do local.

Todo o trabalho está sendo acompanhado pela secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura e pela Divisão do Escritório de Captação de Recursos. No total, serão investidos mais de R$ 2 milhões, referentes ao DADETUR 2017 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Os recursos são destinados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Turismo.

“Essa obra é uma reconstrução, restaurando os materiais e as características em sua origem, quando a antiga ferrovia funcionava. Será um local destinado a atividades culturais, exposição de artes, artesanato e área de lazer. Um grande ganho cultural para a história de nossa cidade, preservando o passado de Olímpia, que começou com o café”, disse o prefeito Fernando Cunha.