29 JAN 2020
Olympia da Grécia faz convite inédito para prefeito de Olímpia

Buscando uma aproximação maior com as cidades-irmãs, a Antiga Olympia convidou a Estância Turística de Olímpia para participar das celebrações envolvendo os Jogos Olímpicos de 2020, entre eles o acendimento da Chama Olímpica na Grécia.

O ilustre convite foi enviado via ofício pelo prefeito da Olympia grega, Georgios Georgiopoulos, endereçado ao prefeito Fernando Cunha. Segundo o documento, a intenção é, além de prestigiar os eventos festivos, reunir os representantes das cidades irmanadas para discutir assuntos importantes, como a possibilidade de formar a União Mundial das Cidades-Irmãs da Antiga Olympia.

O evento de acendimento da Chama Olímpica das Olimpíadas de Tóquio 2020 será realizado no dia 12 de março, no Templo de Hera, local sagrado no sítio arqueológico de Olympia, onde ocorreu a Cerimônia de Irmanação com a Estância Turística de Olímpia, em junho de 2019. Outras três cidades já possuíam geminação com a cidade grega, sendo Antibes, na França, e Atlanta e Olympia, nos Estados Unidos.

Com a geminação, as cidades buscam a visão comum de promover os grandes ideais olímpicos de amizade, paz e fraternidade entre as nações, bem como o desenvolvimento das relações culturais, turísticas e esportivas entre as cidades, os cidadãos e as nações da Grécia e do Brasil, estabelecendo intercâmbio cultural, partilha de conhecimento, ensino (estudantes) e políticas empresariais entre outras atividades.

“É uma honra muito grande e motivo de orgulho receber um convite como esse. Foram muitas tratativas até concretizarmos a irmanação e podermos dar início a atividades que promovam o desenvolvimento de nossa cidade. Entre os projetos em estudo estão ações de fortalecimento do uso da água além do entretenimento, explorando o campo cultural e de saúde e a Antiga Olympia tem muito a nos ensinar e contribuir. Estamos caminhando com entusiasmo e, agora, esse convite demonstra a força de nossa representatividade, podendo levar o nome de Olímpia para este momento histórico”, declarou o prefeito Fernando Cunha.