11 FEV 2020
Escolas municipais terão ar-condicionado em todas as salas ainda este ano

As escolas da rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia serão beneficiadas com a instalação do sistema de climatização em todas as salas de aula. A medida tem sido estudada, desde o início, pela atual gestão, que tomou todas as providências necessárias e, agora, poderá concretizar a ação.

No total, serão adquiridos mais de 400 aparelhos com diversas potências, que representam um investimento de cerca de R$ 1,1 milhão, e beneficiarão mais de 6 mil alunos da rede, além de professores e funcionários da Educação Infantil (creche e pré-escola) e do Ensino Fundamental I. Os recursos para implantação haviam sido solicitados em 2018 ao Governo Federal, por meio do PAR (Plano de Ações Articuladas), do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. No entanto, como não houve progresso na liberação, o município decidiu realizar uma operação de crédito com o Banco do Brasil para a compra dos equipamentos.

O financiamento foi aprovado pela Câmara de Vereadores, na Sessão Ordinária dessa segunda-feira (10), por 5 votos a 4. Votaram a favor do recurso para a compra dos aparelhos de ar, o presidente da Câmara, Antônio Delomodarme – Niquinha, além dos vereadores Luiz do Ovo, Zé das Pedras, João Magalhães e Fernandinho Silva. Contra a operação de crédito votaram Flávio Olmos, Gustavo Pimenta, Luiz Salata e Selim Murad.

Vale ressaltar que o município apresenta equilíbrio financeiro e tem capacidade de endividamento e pagamento aprovada pelas instituições financeiras, tendo quitado anualmente a dívida fundada, sem atrasos e inadimplências, sendo que o saldo atual é inferior aos registrados em anos anteriores, como 2015 e 2016, e está dentro dos parâmetros legais permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Importante destacar também que, antes da implantação, foi necessário substituir toda a rede elétrica das unidades escolares, uma vez que a maioria dos prédios foi construída há muitos anos e apresentava falhas ou sobrecargas na rede. Os reparos foram iniciados em 2018 para propiciar a capacidade ideal para a instalação dos aparelhos e contemplaram todas as escolas do município.

No decorrer do período, a Administração também adiantou os trâmites e realizou licitação de registro de preços para a aquisição dos equipamentos, tendo como vencedoras as empresas Master Eletrodomésticos EIRELI ME e Potência Comércio Produtos de Informática EIRELI, que fornecerão os aparelhos, conforme necessidade do município.

A previsão é de que os procedimentos legais sejam finalizados em breve para liberação e empenho do recurso, com a compra dos aparelhos de ar-condicionado e o início da instalação ainda no primeiro semestre deste ano.