18 FEV 2020
SAÚDE
Agentes Comunitários de Saúde recebem tablets para agilizar atendimentos dos moradores

Os agentes comunitários de Saúde da Estância Turística de Olímpia agora possuem mais um recurso para melhorar os atendimentos domiciliares oferecidos aos moradores. Na tarde dessa segunda-feira (17), os profissionais receberam tablets para execução os serviços e passaram por capacitação para operação dos equipamentos.

Essa modernização visa extinguir as fichas de papel, permitindo coletar informações individualizadas de forma rápida e mais segura. Assim, os dados recolhidos pelos agentes serão enviados para a secretaria em tempo real, possibilitando maior eficiência e assertividade na assistência em saúde. Ao todo, foram adquiridos 37 tablets, no valor de cerca de R$ 11 mil, provenientes de parte de um recurso de emenda parlamentar.

Segundo a Saúde, os equipamentos também auxiliarão na atualização cadastral dos moradores para o novo financiamento da Atenção Básica para o SUS - Sistema Único de Saúde, tendo em vista as mudanças apresentadas pelo Governo Federal, por meio do programa Previne Brasil. Com as alterações, o valor repassado aos municípios será definido de acordo com a quantidade de moradores cadastrados e não mais com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A proposta tem o intuito de incluir mais pessoas nos programas de atenção primária, ampliando os investimentos destinados ao município.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Pagliuco, os equipamentos otimizarão os serviços porque, até então, os agentes comunitários realizavam as visitas e preenchiam os formulários manualmente, sendo necessário repassar os dados para o sistema eletrônico ao retornar às Unidades Básicas de Saúde da Família. “Nosso objetivo é evitar o retrabalho de todo o processo porque, agora, os dados serão coletados e inseridos diretamente no cadastro digital, aumentando a produção dos profissionais e possibilitando ampliação no atendimento. Estamos promovendo mais esta inovação para dar mais suporte às equipes de Saúde e, assim, melhorar a qualidade e o serviço oferecidos aos moradores”, explica Marcos.