17 FEV 2020
Modalidade Creche prepara atividades e projetos para o período complementar

Os professores que atuam no período integral da Educação Infantil – Modalidade Creche participaram, na última semana, de uma oficina voltada o trabalho com as Propostas e Projetos que serão desenvolvidos no Período Complementar, durante o ano letivo de 2020.

Realizada durante o horário de HTPC, a oficina foi conduzida pela Coordenadora Técnico Pedagógica Gislene Carolina Biggue Ferreira, sob orientação da Supervisora de Ensino Luciana Maria Morales Nunes Alves Teixeira, abordando o trabalho com as Propostas Educação Alimentar e Nutricional, Atividades Lúdicas e Repouso e Educação Nutrição, Bem-Estar e também os Projetos A Arte de Contar Histórias e A Criança e as Múltiplas Inteligências.

A organização do estudo surgiu a partir do momento da adequação do currículo do município à nova Base Nacional Comum Curricular, em que se percebeu a necessidade da abrangência do Projeto A Arte de Contar Histórias, que era desenvolvido na Base Nacional Comum e passou para o Período Complementar (anual), e o Projeto A Criança e as Múltiplas Inteligências, que era semestral passou a ser anual.

Para iniciar a oficina e trazer o professor para o mundo da magia e encantamento, a Equipe da Secretaria Municipal da Educação, acolheu os mesmos com a apresentação do teatro Chapeuzinho Vermelho, cujo foco, foi de mostrar aos mesmos o valor do trabalho com histórias, que desde a mais tenra idade em que a criança se encanta, imagina um mundo de fantasias e começa a fazer associações com a vida real.

Após o teatro, a Coordenadora Técnico Pedagógica apresentou o trabalho com as propostas, tendo estas como objetivo, a promoção de uma alimentação saudável, adoção de hábitos alimentares saudáveis, orientações e valorização, zelando pelo sono e repouso, bem como o cuidado com o bem-estar dos alunos nos diferentes momentos das aulas.

Para abordar o Projeto A Arte de Contar Histórias, desenvolvido no Berçário, Maternal I e Maternal II, enfatizou-se a importância do mesmo no processo de aprendizagem das crianças, os clássicos mais tradicionais, que possibilitam aos alunos criar um mundo imaginário e fantasiar na mente a história que ouvem.

No que diz respeito ao Projeto A Criança e as Múltiplas Inteligências, o mesmo será desenvolvido com os alunos do Maternal I e II, seu objetivo é estimular por meio dos jogos propostos pelo autor Celso Antunes as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésico-corporal, naturalista, pictórica e as inteligências pessoais. Para conhecer um pouco de cada inteligência, os professores realizaram atividade em grupo, discutiram e socializaram cada inteligência.

Segundo a secretaria de Educação, a preparação é importante para direcionar o trabalho dos professores durante o ano, principalmente, pelo fato que a rede efetivou 100 novos profissionais, de toda a região, que já foram integrados ao sistema de ensino do município.