26 FEV 2020
Educação Infantil promove atividades comemorativas e trabalhos sobre o Carnaval

O Carnaval, maior festa da cultura brasileira, é também considerado com uma das datas mais alegres e populares do mundo. Por isso, com o objetivo de inserir as crianças nesse contexto cultural, as escolas municipais de Educação Infantil – Modalidades Creche e Pré-Escola realizaram atividades para que os alunos tivessem contato com o clima de Carnaval.

Durante o desenvolvimento das aulas, os professores trabalham com os alunos de forma lúdica as características do carnaval, estilos musicais (axé, marchinhas, frevo, entre outras), tipos de vestimentas (fantasias e máscaras), confeccionam diversos adereços como máscaras e fantasias, desenvolvem a oralidade e escrita espontânea (de acordo com a faixa etária).

Além de todo o trabalho pedagógico realizado com os alunos, para finalizar o trabalho com o Carnaval, as escolas de Educação Infantil realizaram, durante a última semana, a interação entre as turmas com o tradicional bailinho de carnaval. Os alunos se divertiram com músicas, cores, fantasias, serpentinas, confetes e alegria dessa época do ano retratando uma parcela muito importante do nosso cenário cultural.

Vale ressaltar, que a Nova Base Nacional Comum Curricular traz como uma das Competências Gerais: “Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais a mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”, o que mostra o quanto envolver os alunos nas diversas culturas é primordial para sua formação como sujeito integral.

Todo o trabalho realizado nas escolas é acompanhado pelas Coordenadoras Pedagógicas, Gislene Carolina Biggue Ferreira (Creche) e Cláudia Regina Fossalussa Lisse (Pré-Escola), e pelas respectivas Supervisoras de Ensino, Luciana Maria Morales Nunes Alves Teixeira e Luciana Raphael Diniz Spagnol, sob a orientação da secretária de Educação, Maristela Meniti.