06 MAR 2020
DAEMO
Olímpia recebe conceito Muito Bom em avaliação do Programa Município VerdeAzul

A Estância Turística de Olímpia atingiu a 96ª colocação no ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo Estadual. No Estado, 613 cidades tiveram a eficiência ecológica analisada.

Com 78,81 pontos, Olímpia obteve conceito Muito Bom e está entre as 62 cidades que tiraram notas entre 60 e 79,99. A entrega dos títulos foi feita pelo governador João Dória, nesta quinta-feira, dia 5, no Palácio dos Bandeirantes.

Em relação ao ranking de 2018, Olímpia melhorou tanto na pontuação quanto na posição. No ano passado, a cidade obteve pontuação de 53,29 e conquistou apenas a colocação número 143.

Atualmente participam do PMVA 613 municípios, que colocam em prática 85 tarefas, divididas em 10 diretrizes da agenda ambiental local. Os municípios são classificados de Ruim até Ótimo (veja quadro abaixo).

Os temas trabalhados são Município Sustentável, Estrutura e Educação e Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Para incentivar a prática destas atividades, o Programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano. E Olímpia ganhou nesta sexta, 6, um grande aliado. “Estamos inaugurando o Centro de Educação Ambiental, um local ecologicamente correto e que vai trabalhar para replicar práticas sustentáveis através de ações educacionais”, destacou a Superintendente da Daemo Ambiental, Tina Riscali.

O CEA Dr. “José Luiz Rainho Cunha” tem um sistema para reaproveitamento de água da chuva e, além disso, janelas claras e sempre abertas absorvem melhor a luz solar e as correntes de vento. Compõem o Centro de Educação Ambiental uma sala multiuso, um mini ecoponto, viveiro de mudas, horta e pomar orgânicos e dois jardins, um sensorial e outro desértico.

Saiba como funciona o sistema de notas no Município VerdeAzul:

RUIM - menos de 39,99 pontos

BOM - igual ou maior que 40 até 59,99 pontos