16 MAR 2020
Prefeitura anuncia medidas de prevenção ao Coronavírus

Ainda que não haja NENHUM CASO CONFIRMADO do Covid-19 em Olímpia, uma série de medidas estão sendo adotadas pelas autoridades municipais envolvendo múltiplas secretarias, com foco maior na Saúde. Seguem abaixo as principais ações seguidas pela Prefeitura, que serão regulamentadas por decreto assinado pelo Prefeito Fernando Cunha. Vale ressaltar que novas medidas poderão ser tomadas a qualquer momento e serão previamente comunicadas à população.

EDUCAÇÃO

- As aulas da rede municipal e o transporte escolar serão interrompidos gradualmente a partir desta segunda-feira, dia 16/03 (faltas não serão computadas). A paralisação total irá ocorrer a partir do dia 23/03, por tempo indeterminado. O mesmo será recomendado às escolas filantrópicas e particulares do município. Também será reduzido o horário de atendimento dos espaços da Secretaria Municipal de Educação das 9h às 16h. O município estuda ainda uma forma para amparar as crianças que necessitam de alimentação.

SAÚDE

- A Saúde manterá os atendimentos de rotina nos serviços de Saúde, porém pede a conscientização da população em procurar os lugares somente em casos em que não for possível adiar o atendimento. A UPA – Unidade de Pronto Atendimento e as Unidades Básicas de Saúde nos bairros permanecerão à disposição de todos os moradores. A população com doença crônica e os idosos devem evitar frequentar espaços com grande número de pessoas. Também não serão liberados alvarás para eventos com aglomeração de pessoas.

- Em concordância entre a Provedoria e a Prefeitura, a Santa Casa readaptará a antiga enfermaria masculina para, nos próximos dias, receber 10 leitos de internação e irá acelerar as reformas da antiga enfermaria feminina para, num prazo de 30 dias, dispor de leitos adicionais para possíveis casos do Covid-19. Dessa forma, serão ampliados em 25% os leitos disponíveis no hospital. A Prefeitura proverá os recursos adicionais necessários.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

- A secretaria de Assistência Social também suspenderá todas as reuniões socioeducativas, cursos e ações que aglomeram pessoas em seus equipamentos públicos. As atividades do Centro de Convivência de Idoso (CCI) também estão suspensas por 60 dias, em virtude de reunirem pessoas do grupo de risco. Já o Centro Dia do Idoso irá atender somente os idosos que não tem com quem ficar em suas residências. E a Casa de Passagem está adotando todas as medidas de segurança e higiene, sendo uma delas a utilização de material descartável para não ter compartilhamento de utensílios.

ESPORTES E CULTURA

- As atividades dos setores de Cultura e Esportes também estão sendo suspensas por tempo indeterminado. Isso refere-se as ações na Casa de Cultura, Museus, Bibliotecas, Recinto do Folclore, Praças Esportivas, Ginásios e oficinas culturais e esportivas. A Prefeitura também recomenda que toda a população evite eventos e aglomerações de pessoas, como jogos e competições, mesmo de lazer.

PAT, BANCO DO POVO, SEBRAE E EMISSÃO DE RG

- Os serviços permanecerão em funcionamento normalmente, mas apenas com agendamento prévio para evitar aglomerações de pessoas.

SERVIDORES PÚBLICOS

- Suspensão de férias e licenças de Profissionais da Saúde e trabalho remoto para servidores acima dos 65 anos e demais funcionários do grupo de risco classificados pelo Ministério da Saúde (grávidas, diabéticos e imunossuprimidos), desde que não desenvolvam atividades essenciais e estratégicas, a serem definidas pela secretaria do próprio servidor.

DAEMO

- A Daemo Ambiental suspendeu por tempo indeterminado todas as ações desenvolvidas com público externo no Centro de Educação Ambiental e no Centro de Acolhimento Animal. Também foram suspensas novas solicitações para erradicação de árvores (exceto os casos de risco iminente de queda), novas solicitações de castração, feiras de adoção cães e gatos e feiras de doação de mudas. A partir desta quinta-feira (dia 19) serão atendidas na sede da Daemo, na Avenida Harry Gianechini, 350, apenas as pessoas que agendarem horário pelos telefones 0800 818 2803 (ligação gratuita de fixo e celular) 17 3279 2250 e 17 3281 6963. Também estão suspensas as reuniões com os Conselhos Municipais.

A Prefeitura ressalta que não há motivo para pânico e que a única maneira de se prevenir contra a doença é lavar as mãos com água e sabão frequentemente, protegendo o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar ambientes com muita aglomeração e utilizar álcool em gel nas mãos. Considera ainda que, apesar todo o esforço para atender bem à população, deve ressaltar de que a colaboração e conscientização de cada um é fundamental para a redução do contágio da pandemia. Todos podem contribuir na redução dos casos e, principalmente, no crescimento muito rápido dos casos que poderia comprometer na qualidade do atendimento da saúde. Na dúvida sobre a veracidade de uma informação que você receber, informe-se antes de disseminá-la. Cuidado com as FAKENEWS! Nossa Prefeitura está atenta e trabalhando incessantemente.