23 MAR 2020
SAÚDE
Saúde estabelece medidas para atendimentos de grávidas, crianças e serviços de odontologia

Em busca de conter os riscos de propagação do Covid-19 e melhorar o acesso aos serviços de saúde, o Prefeito de Olímpia, Fernando Cunha adotou na última sexta-feira (20) novas medidas para o funcionamento dos serviços da secretaria de Saúde para atender gestantes, vacinar crianças e permanecer com os atendimentos odontológicos de urgência e emergência.

A partir desta segunda-feira (23), a Unidade de Saúde Dr. Waldemar Lopes Ferraz, localizada na Rua Benjamin Constant, 2721 – Jardim Tropical II, será responsável por realizar todos os atendimentos a gestantes em acompanhamento médico. Na unidade serão promovidos os serviços prioritários/urgência em grávidas. Importante ressaltar que, as gestantes devem procurar o Serviço somente nas situações em que não for possível adiar o atendimento, caso contrário, a orientação de resguardo domiciliar permanece.  A gestante que descobrir a gravidez deve entrar em contato com a unidade por meio do telefone (17) 3279-9341, para receber informações e orientações sobre agendamentos e acompanhamentos. Para facilitar o atendimento e evitar aglomerações, os atendimentos serão agendados em horários espaçados e todas as gestantes acompanhadas pela rede pública de Saúde municipal serão comunicadas sobre a medida.

Em relação à vacinação de crianças e o cumprimento da caderneta vacinal, a Vigilância Epidemiológica e a divisão de Atenção Básica esclarecem que será criada uma sala de vacinação na Escola Estadual Professora Maria Ubaldina de Barros Furquim, localizada na Rua Bernardino de Campos, 366 – Centro. Para receber as doses, os pais ou representantes devem comparecer, das 8h às 16h, munidos da caderneta de vacinação.

Além deste atendimento, somente na escola serão realizados todos os testes do pezinho em recém-nascidos. Em caso de dúvidas sobre as vacinas ou o teste, o morador deve entrar em contato pelo telefone com as Unidades Básicas de Saúde. Já para atender as crianças que necessitarem, a medida estabelece que o serviço será promovido na UBS Valter Stuk, na Rua Antônio Trinca, 362 – Cohab IV. No local serão realizados todos os serviços pediátricos. A medida desafoga os atendimentos das unidades e reduz a exposição de risco.

Para os atendimentos de urgência e emergência odontológicos, o morador deverá procurar o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, localizado na Rua Benjamin Constant, 2446 – Centro. Caso necessite, poderá entrar em contato pelo telefone (17) 3280-4002.

A prefeitura ressalta ainda que diversas medidas estão sendo adotadas pelas autoridades municipais para evitar o contágio e garantir a prevenção. Caso o morador possua alguma dúvida em relação ao Covid-19, ele pode entrar em contato pelo telefone (17) 3279-7023.