17 ABR 2020
EDUCAÇÃO
Educação prepara atividades à distância para alunos e distribuição de kit merenda

A rede municipal de ensino da Estância Turística de Olímpia está com as aulas suspensas devido às ações de proteção da Covid-19, desde o dia 23 de março. No período, os recessos de abril e outubro, bem como as férias escolares de julho, previstos no calendário escolar, foram adiantados, conforme regulamentado pela Resolução SME Nº 4, de 03 de abril de 2020.

Assim, com as férias se encerrando na segunda-feira, dia 20 de abril, os professores efetivos e também os de caráter temporário (ACT) com aulas já atribuídas retornarão ao trabalho, na próxima semana.

Entre os dias 22 e 24, os educadores farão replanejamento para organizar a elaboração de atividades para os alunos realizarem em casa, com a orientação da supervisão de ensino e da secretaria de Educação. Com isso, a partir do dia 27, os pais e familiares serão orientados pela unidade escolar em que o aluno está matriculado para a retirada dos exercícios.

Segundo a secretária de Educação, Maristela Meniti, a proposta é uma alternativa para manter o cronograma de aprendizado dos alunos à distância, respeitando as recomendações de saúde, que impedem o retorno presencial das aulas, e considerando ainda a condição de famílias que não possuem acesso a computadores e internet em casa.

“Vamos organizar o retorno dos professores para as escolas, de forma que eles possam preparar os materiais e cumprir a formação prevista, sem que haja aglomeração e, depois, as unidades vão informar as famílias por telefone para buscarem as atividades. Por isso, a necessidade dos familiares manterem seus contatos atualizados e a importância de participarem conosco, mais do que nunca, da vida escolar das crianças”, explicou a secretária.

Vale ressaltar também que o cronograma de atividades contemplará todas as modalidades do ensino municipal, sendo elaboradas de acordo com as necessidades de cada uma, incluindo ainda os alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), cujas propostas de ensino serão adaptadas pelos professores auxiliares para que possam ser praticadas em casa, por meio de jogos e exercícios didáticos que incentivem o aprendizado e o desenvolvimento das crianças.

KIT DE ALIMENTAÇÃO

Além do ensino, a rede municipal também tem a responsabilidade de contribuir com a alimentação dos alunos. Por isso, desde o início da suspensão das aulas, está em estudo o fornecimento de um auxílio para as famílias, tendo em vista ainda as dificuldades enfrentadas neste momento de crise.

Por isso, as escolas fizeram um levantamento dos alunos que mais precisam para serem beneficiados por uma cesta especial. O kit conterá produtos básicos como arroz, feijão, macarrão, farinha e ainda leite em pó, achocolatado, pão de forma, ovos, batata e cenoura. A cesta foi montada com o auxílio de nutricionistas que atendem a rede, para garantir o valor nutricional necessário para os alunos.

A montagem está sendo finalização e a previsão é de que as unidades recebam os kits na próxima semana. A entrega será organizada por cada escola e comunicada, previamente, aos pais com agendamento para retirada, evitando que haja aglomeração de pessoas.