05 MAI 2020
SAÚDE
Olímpia oferece estadia a profissionais de saúde para preservar familiares e a população

A partir desta semana, os profissionais de saúde da rede pública de Olímpia contam com mais um apoio para intensificar os cuidados de prevenção e minimizar, ao máximo, o risco de contágio pela Covid-19 no município. Os trabalhadores começaram a se hospedar em uma pousada da cidade para ampliar o isolamento social e preservar a saúde de seus familiares bem como da população em geral.

A estadia está sendo oferecida no imóvel que foi cedido sem custos ao município para a possível montagem do Hospital de Campanha. Como o equipamento só será ativado para atendimento hospitalar de média e baixa complexidade em caso de lotação da Santa Casa, e estava sem uso no momento, passou a ser, inicialmente, disponibilizado para os profissionais que estão na linha de frente do combate ao Coronavírus e, consequentemente, mais expostos ao risco.

O local possui estrutura completa e pronta para uso com apartamentos compostos por camas, frigobar, ar-condicionado, banheiros, TV e até acessibilidade no prédio. O profissional interessado em utilizar a hospedagem pode procurar a secretaria de Saúde ou comunicar seu superior para fazer o cadastro.

Vale ressaltar que o serviço está sendo utilizado por trabalhadores que não são considerados suspeitos como mais uma forma de protegê-los e evitar o contato com pessoas próximas, tendo em vista que as unidades de atendimento médico são locais mais propícios à contaminação. Já os profissionais com suspeita ou confirmação de contaminação pela Covid estão sendo afastados de imediato ao apresentarem sintomas respiratórios leves, com a indicação do isolamento e monitoramento pela Vigilância Epidemiológica.

“Temos atuado fortemente na adoção de medidas de prevenção e cuidados para o enfrentamento da Covid no município, com atenção especial voltada para médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da rede, que, além de passarem por orientações constantes, estão recebendo equipamentos de proteção adequados e todo o suporte necessário. Estamos tomando todas as medidas para controlar o avanço da Covid em nossa cidade, e continuamos contando e muito com o cuidado e a colaboração de todos”, destacou o prefeito Fernando Cunha.

As instruções também continuam sendo amplamente difundidas para toda a população, ressaltando os cuidados básicos de prevenção e a importância de evitarem a circulação desnecessária bem como a orientação para buscarem os serviços de saúde somente em situações de urgência e emergência.