08 MAI 2020
SAÚDE
Olímpia conquista tomógrafo para otimizar diagnóstico e atendimento de pacientes

Um pedido antigo dos profissionais de saúde e importante para a Santa Casa de Misericórdia de Olímpia está mais próximo de se tornar realidade. O hospital, que é o único de toda a microrregião, acaba de conquistar um aparelho de tomografia computadorizada, que irá possibilitar um atendimento de mais qualidade aos pacientes.

O equipamento é motivo de solicitação do prefeito Fernando Cunha e do vice, Dr. Fábio Martinez, desde o início da gestão, tendo intermediado com diversas autoridades e lideranças políticas e que, agora, foi viabilizado graças a uma emenda estadual do deputado federal olimpiense, Geninho Zuliani (DEM), que interveio junto ao vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia (DEM), para liberar recursos para a aquisição. A emenda do deputado Geninho para a compra é de R$ 1,5 milhão.

O tomógrafo é um aparelho importante para auxiliar nos diagnósticos mais detalhados de lesões ósseas e musculares, além de contribuir na investigação de diversas doenças, até mais graves como câncer e AVC.

Segundo o provedor da Santa Casa, Luiz Alberto Zaccarelli, o equipamento trará mais autonomia para o hospital e segurança aos pacientes, uma vez que, atualmente, os internados que necessitam do exame precisam ser levados a uma clínica particular. “A Prefeitura e a Santa Casa realizam em torno de 2 mil exames de tomografia por ano, sendo cerca de 400 só em pacientes internados na Santa Casa. Isso traz um transtorno enorme, porque, às vezes, temos pacientes de alto risco, entubados, que precisamos colocá-los em uma ambulância, sair do hospital e ir a uma clínica especializada para fazer o exame. Com o aparelho, vamos garantir uma capacidade maior de realização de exames e cuidado com o cidadão”, destacou Zaccarelli.

O prefeito Fernando Cunha e o vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, que é diretor técnico da Santa Casa, também comemoram a conquista que soma aos investimentos que vem sendo realizados no local.

“O aparelho de tomografia é um grande avanço para nós e um sonho antigo de quem trabalha na Santa Casa. Isto vai trazer uma melhoria para a capacidade do nosso hospital e no atendimento às urgências e vai fazer com que a gente suba de nível”, declarou Dr. Fábio.

“Com as diretrizes de Saúde do Dr. Fábio, temos feito um planejamento, desde o início, do que era preciso para melhorar a Santa Casa. Reabrimos a UTI, fizemos um novo Centro Cirúrgico, inauguramos novas alas hospitalares, estamos preparando uma sala de urgências e emergências e outras coisas, mas faltava o tomógrafo. Nós tivemos durante muito tempo pleiteando isso junto ao Governo do Estado e chegamos a ficar desesperançosos, agora com a Covid, mas com o olhar sensível do nosso deputado Geninho para a nossa cidade e com o apoio do vice-governador, Rodrigo Garcia, tivemos a felicidade dessa notícia. Deixo meu agradecimento especial a eles que tanto nos ajudam e nos proporcionaram mais esta conquista, que irá oferecer melhores condições a nossa população”, enfatizou o prefeito.

Com a aprovação da emenda do deputado, o município aguarda a finalização dos trâmites do Governo do Estado para a liberação do recurso e aquisição do equipamento.