18 MAI 2020
GABINETE
Prefeito de Olímpia propõe plano de retomada das atividades econômicas para análise do Governo do Estado

O prefeito da Estância Turística de Olímpia, Fernando Cunha, é um dos representantes de municípios paulistas que elaborou proposta para retomada das atividades econômicas, após o período mais rígido da quarentena estadual obrigatória, que segue até 31 de maio.

O plano de retomada proposto por Olímpia é uma contribuição do prefeito que foi associado às ideias de outros municípios da região de São José do Rio Preto para ser apresentado ao Governo do Estado, por meio do Conselho Municipalista, criado com o objetivo de discutir decisões de flexibilização, considerando um tratamento regionalizado específico, tendo em vista a realidade das diferentes regiões administrativas do Estado de São Paulo.

A proposta traz sugestões de retomada a médio, curto e longo prazo, com base nas condições estruturais e sociais dos municípios da região e considerando ainda uma desaceleração do contágio pela Covid-19, a ocupação de leitos hospitalares e o efeito das medidas adotadas até o momento, que contribuíram com a conscientização e engajamento da população para a prática das ações de prevenção e isolamento, além da capacidade do sistema de saúde para detectar, tratar e acompanhar a rede de contaminação.

Dessa forma, o plano prevê que, a partir do dia 1º de junho, seriam retomadas as atividades presenciais dos prestadores de serviço em geral, restaurantes e o comércio varejista, além das atividades de segmentos esportivos com regras de distanciamento e higienização, o que incluiria academias de artes marciais; aulas de natação; futebol, vôlei, tênis, basquete; dança; musculação e afins. Vale ressaltar que os setores teriam restrições para o atendimento de maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades vulneráveis à Covid.

Na sequência, avaliando-se a eficácia da flexibilização, após 14 dias, seria a vez de estudar a abertura de outros segmentos como creches e escolas, shoppings centers e parques temáticos e aquáticos. Para a liberação dos parques, o plano considera que o fluxo de público registrado em um ano em um parque corresponde ao recebido em um mês em grandes shoppings, de acordo com dados oficiais do setor.

Ainda segundo a proposta municipal, a retomada das atividades seria a associada ao planejamento e implementação de políticas e projetos para o incentivo do crescimento econômico sustentável da região com apoio aos empresários, comerciantes e profissionais autônomos.

Vale ressaltar que o plano é apenas uma sugestão da cidade para nortear o Plano São Paulo, cujas diretrizes estão sendo definidas, levando em conta o diálogo permanente com o setor econômico, sociedade civil e municípios. Além disso, de acordo com o Governo do Estado, os requisitos para a flexibilização da quarentena vão se basear em critérios técnicos, semelhantes aos adotados em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Áustria e China, que incluem, como fatores principais, a redução sustentada dos números de novos casos de infecção pelo Coronavírus e a manutenção da taxa de ocupação dos leitos de UTI em patamar inferior a 60%.

O município segue acompanhando todas as recomendações do Estado e da União e aguarda novas orientações dos órgãos superiores para definir as medidas municipais.

“É importante para nós, enquanto município, podermos contribuir com ideias nesse planejamento, pois a nossa realidade é diferente da Grande São Paulo e isso tem que ser levado em conta. Por isso, enviamos essa proposta com sugestões que podem ser consideradas, analisadas e ajustadas, conforme a visão das autoridades. É importante, porém, reforçarmos que nenhuma retomada será irresponsável. Estamos pensando na economia, sim, porque ela é necessária, mas a saúde continua sendo prioridade. A flexibilização só deve ocorrer com o controle e desaceleração do contágio pelo Coronavírus e, mesmo assim, teremos o desafio de adotar medidas que garantam os cuidados com a saúde e a proteção da população. Além disso, devemos obediência ao Estado e estamos em diálogo constante para planejarmos os próximos passos desta jornada”, declarou o prefeito Fernando Cunha.

Faça o download da sugestão do Plano de Retomada abaixo.