21 MAI 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Social registra aumento de 25% na demanda e supera 10 mil atendimentos em um mês

Desde o avanço da pandemia da Covid-19 para os municípios do país, uma das áreas que mais tem sentindo os impactos, juntamente com a Saúde, é a Assistência Social. Isso porque, tem crescido o número de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em Olímpia, segundo balanço do Social, a demanda apresentou um aumento de 25% de janeiro a abril, quando os atendimentos passaram de uma média de 7.900 para mais de 10 mil, somente no último mês. Os dados consideram os serviços da secretaria e das três unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). No acumulado do ano, os atendimentos ultrapassam 35 mil.

Ainda de acordo com o levantamento, as principais solicitações registradas, nos últimos meses, foram pedidos de auxílio-alimentação, inscrição ou atualização do Cadastro Único e ainda dúvidas e orientações sobre o auxílio emergencial do Governo Federal. Além do atendimento nos equipamentos sociais, a secretaria também tem atuado em parceria com entidades para ações sociais.

Uma atenção especial da secretaria tem sido voltada ao auxílio-alimentação, por meio da distribuição de cestas básicas, que foi intensificada para garantir a nutrição das famílias olimpienses que estão vivendo momentos de dificuldade. De janeiro até o dia 16 de março, período que antecede as medidas de isolamento social, o município havia distribuído 726 cestas básicas, o que corresponde a uma média de 10 unidades por dia. A partir da data, até essa quarta-feira, 20 de maio, foram entregues 1.695 cestas, uma média de 26 unidades por dia. Os números representam um aumento de 160% na oferta diária do auxílio.

O serviço de atendimento nos CRAS tem sido feito por telefone e, com agendamento presencial, de segunda a sexta, para retirada dos mantimentos ou nos casos mais urgentes. A medida foi adotada para evitar a circulação de pessoas e aglomerações, tornando o ambiente mais seguro para a população que realmente necessita comparecer à unidade.

“Olímpia já contava com uma rede de proteção atuante, atendendo as famílias em maior vulnerabilidade, no entanto, identificamos um crescimento bastante significativo com a pandemia, principalmente, porque muitas pessoas estão sofrendo impactos financeiros. Temos trabalhado, inclusive por orientação do prefeito, para atender todas as famílias que procuram nossa ajuda. No começo, a demanda sofreu uma sobrecarga, mas com os investimentos próprios do município e as ações solidárias conseguimos organizar o atendimento e beneficiar quem precisa”, destacou Jaqueline Menendes, secretária de Assistência Social.

CORRENTE DO BEM

Além do trabalho do município, a Prefeitura também está atuando na Campanha “Corrente do Bem”, que, em parceria com o supermercado Pompêo, está incentivando a participação dos moradores para arrecadação e doação de cestas básicas às famílias olimpienses.

Para colaborar, o morador interessado pode fazer um depósito bancário na conta do estabelecimento, no valor da cesta básica, que é de R$ 75,00. O mercado reverte o montante na montagem da cesta e entrega as unidades à secretaria de Assistência Social, que faz a distribuição.

Até o momento, já foram contabilizados mais de R$ 32 mil em doações. Grande parte desta quantia, inclusive, foi doada pelo prefeito Fernando Cunha que se comprometeu a dispor de seu salário líquido de Chefe do Executivo, durante a pandemia, para destinar a remuneração à aquisição de cestas básicas para as famílias, como um incentivo à solidariedade.

Além das doações das cestas, também há a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Os interessados podem contribuir com papel higiênico, sabonete, água sanitária, pasta de dente, arroz, feijão, óleo, sal, açúcar, leite e leite em pó.

Os pontos de arrecadação são: Gabinete da Prefeitura (Praça da Matriz), Secretaria de Administração, Secretaria de Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade, Gustavo Doces, Supermercado Pompêo, Panificadora Ideal, Sindicato dos Bancários, Banco do Brasil, Banco Santander, Sindicato dos Servidores Municipais e Sindicato Rural Patronal.

SERVIÇO:

SUPERMERCADO POMPÊO

Pompêo Flávio José Pompeo ME

CNPJ: 01.119.191/0001-78

Banco Bradesco

AG.: 0534

C/C: 0277716-9

ATENDIMENTO SOCIAL

Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

CRAS I (Santa Ifigênia) – (17) 3281-6204

CRAS II (São José)) – (17) 3279-8306