22 MAI 2020
Prefeitura esclarece informações distorcidas sobre bloqueios preventivos

A Prefeitura de Olímpia vem a público manifestar repúdio às informações levianas de um vereador que tem distorcido a conduta de trabalho do município na ação de bloqueio preventivo nas entradas da cidade.

Como foi informado pela Prefeitura, a Guarda Municipal, juntamente com a Polícia Militar, está, desde última quarta-feira (20), realizando as barreiras nos acessos de maior movimento do município, abordando todos os veículos com placas de outras localidades. Vale ressaltar que o horário do bloqueio foi definido com base em ações anteriores e no estudo de fluxo de trânsito monitorado pelas câmeras do município.

Somente nos dois últimos dias, foram identificados 80 veículos nos acessos para Severínia (Vicinal Álvaro Brito), Tabapuã (Vicinal Natal Breda) e Rio Preto (Rod. Assis Chateaubriand), sendo que não houve a ocorrência de nenhum turista com hospedagem em casas de temporada ou meios de hospedagem, uma vez que estas estão com as atividades suspensas para fins turísticos. A maioria dos visitantes abordados comprovaram a propriedade de imóveis no município, tendo garantido o seu direito por lei. Desde o início do trabalho das barreiras em feriados anteriores, mais de 250 veículos foram abordados e averiguados todos os critérios.

Diante disso, a Prefeitura reforça que o direito de ir e vir é constitucional e deve ser respeitado, não permitindo às cidades autonomia para impedir o acesso em áreas públicas. O que tem sido feito e divulgado, desde sempre, é que a ação tem caráter preventivo, ou seja, os veículos são abordados, com a aplicação de um questionário sobre a motivação do deslocamento e condições de saúde, inclusive com aferição da temperatura com termômetros, e todos são orientados sobre as normas vigentes no município e as possíveis penalidades em caso de descumprimento. Todas as medidas buscam minimizar a circulação desnecessária das pessoas e incentivar o isolamento social para conter a contaminação.

Além disso, como também tem sido amplamente informado, a Fiscalização segue com rigor no monitoramento interno da cidade, com os fiscais de postura atuando para evitar aglomerações, uso indevido de casas de temporada e ainda orientando sobre o uso obrigatório de máscaras e demais medidas de prevenção. Nos últimos dias, o setor recebeu somente 4 denúncias oficiais relacionadas à questão, sendo que todas foram averiguadas e nenhuma irregularidade foi constatada até o momento. A Fiscalização continuará ativa e as possíveis situações de descumprimento devem ser comunicadas pelo Whatsapp (17) 99606-8573 para averiguação e providências.

Por fim, a Prefeitura segue trabalhando para enfrentar este momento, reforça seu compromisso com a população e lamenta, mais uma vez, as informações distorcidas que têm sido divulgadas por interesses desconhecidos e que em nada contribuem com o momento difícil que o país vive.