01 JUN 2020
SAÚDE
Vacinação contra a gripe é prorrogada até 30 de junho para ampliar adesão dos grupos prioritários

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 30 de junho. A imunização, que iria até esta sexta-feira (5), teve a data estendida pelo Ministério da Saúde em decorrência da baixa adesão de alguns grupos prioritários.

A ação tem como objetivo alcançar o índice igual ou superior a 90% de vacinação de quem tem direito à dose, no entanto, a média nacional até o momento é de apenas 65,05% e no Estado de São Paulo, de 68,67%. Já em Olímpia, segundo a Vigilância Epidemiológica, já foram imunizados 79,75% público-alvo, sendo que a meta foi superada em dois grupos prioritários, o de idosos e trabalhadores da saúde.

Por outro lado, segundo o balanço do município, os grupos com menor adesão correspondem às crianças, gestantes e adultos de 55 a 59 anos, com índices de imunização de 48,97%, 46,46% e 24,56%, respectivamente. A expectativa, segundo a secretaria de Saúde, é de que a prorrogação proporcione um período mais amplo para que as pessoas busquem a vacinação, que é ainda mais importante nesta época do ano propícia ao aumento da circulação dos vírus devido às baixas temperaturas.

Desta forma, quem faz parte do público-alvo das etapas anteriores e ainda não se imunizou, pode procurar a Escola Estadual Dr. Antônio Augusto Reis Neves ou as Unidades de Saúde dos distritos. Apenas as crianças estão sendo vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde do município. O atendimento é de segunda a sexta (exceto feriados), das 8h às 16h.