04 JUN 2020
SAÚDE
Mais de 92% dos testes são negativos para Covid em Olímpia e 77% dos positivos estão curados

Ao menos 9 em cada 10 casos suspeitos notificados em Olímpia testaram negativo para a Covid-19. É o que demonstra os últimos dados atualizados do boletim epidemiológico, divulgado nessa quarta (03), em que das 915 notificações totais, 845 casos foram descartados, representando um índice de 92,3% de exames negativos, entre testes rápidos e exames laboratoriais.

Os números são importantes também para destacar dois fatores relacionados ao quadro da Covid no município. Um deles é que Olímpia é uma das cidades da região que mais testa suspeitos, tendo em vista a quantidade de notificações que apontam para o vasto monitoramento da cidade, além da baixa incidência de casos positivos identificada dentre os testados, que corresponde a 6,7% (61 confirmados).

A ampla testagem foi viabilizada pelos kits de testes rápidos enviados pelo Ministério da Saúde e ainda devido à contratação de laboratório particular pela Prefeitura para agilizar as análises e tomar as medidas de proteção da população com mais eficiência. Isso também influenciou no número de casos suspeitos registrados que, antes destas ações acabavam se acumulando devido à demora do Instituto Adolfo Lutz que enfrentava sobrecarga e, agora, são divulgados com mais rapidez. Atualmente, 9 pessoas aguardam resultados de exames, o que representa apenas 1% do quadro geral do município.

Vale ressaltar que grande parte dos testes tem sido destinada aos profissionais de saúde que estão na linha de frente, atendendo a população, porque garantir as condições de saúde desses trabalhadores é fundamental para promover o atendimento de saúde seguro a todos os moradores. Além disso, os exames estão sendo utilizados para a diagnóstico do vírus em olimpienses internados pelo Sistema Único de Saúde com suspeita da doença, óbitos suspeitos e ainda na população, que também tem sido testada com base nos protocolos do Ministério da Saúde e de órgãos superiores e devidamente orientada sobre os cuidados necessários.

ALTO ÍNDICE DE CURA E BAIXA HOSPITALIZAÇÃO

Se a quantidade de exames negativos, diante do número de notificações, é bastante significativa para mostrar a baixa incidência de contaminação no município, na mesma linha, o número de pessoas confirmadas para a Covid-19 que já recuperaram traz mais confiança para o enfrentamento da doença. Isso porque, dos 61 olimpienses que testaram positivo, 47 deles estão curados, correspondendo a mais de 77% de recuperação de moradores que cumpriram o período de quarentena e não apresentaram mais sintomas de contaminação.

Outro dado que pode ser levado em conta ainda é o baixo número de pacientes, tanto suspeitos como confirmados, que precisaram de internação. Ao longo da pandemia, do total de notificados (915), cerca de 6% dos casos foram hospitalizados em Olímpia ou na região, sendo que quase 90% testaram negativo e 10% foram confirmados, dos quais 3 pacientes positivos foram a óbito, com quadro anterior de outras comorbidades.

Diante dos índices, o município segue atuando no enfrentamento do Coronavírus e contando com a colaboração de toda a população em adotar as medidas de prevenção, para controlar cada vez mais o avanço do contágio e garantir a saúde de todos.